06 SET 2011
Varginha ganha mais dois condomínios industriais

A economia de Varginha está crescendo e, com isso, aumenta a necessidade de novos espaços para a expansão industrial e do agronegócio. Atenta a essa demanda, a Prefeitura trabalha na criação de mais dois condomínios industriais nos próximos dois meses. A cidade já conta, atualmente, com o Condomínio Industrial Tecnológico (CIT), pertencente ao Grupo Unecom, que atua em Varginha com o Porto Seco Sul de Minas e mais outros quatro complexos industriais: Miguel de Lucca, Cláudio Galvão Nogueira, Reinaldo Foresti, e JK. Até o fim do ano, o Condomínio Industrial I e o Condomínio Industrial II estarão em pleno funcionamento.

A construção dos três centros foi possível por meio de parcerias da Prefeitura Municipal com empresas e entidades empresariais. Com uma área 1,3 milhão m², o CIT teve investimento inicial de R$ 60 milhões e foi construído pela Unecom e pela Prefeitura, que forneceu a mão de obra. Atualmente, o CIT funciona como centro de distribuição, tendo como principal empresa a Polishop, que tem a sede de distribuição e logística em Varginha.

A administração municipal responde pela construção dos outros dois parques. O primeiro fica numa área de 200 mil m², onde funcionava a antiga fábrica da Polofilm. A Prefeitura recuperou o terreno da empresa e abriu para outras indústrias instaladas na cidade: a Proluminas, que faz reciclagem de óleo, a PPprint e a Unigel, que têm como principal atividade a produção de embalagens plásticas e rótulos. As empresas usarão o terreno para expandir a produção, gerando cerca de mil empregos diretos.

O Condomínio Industrial II será construído em uma área de 300 mil m², próximo à fábrica da Philips Walita. Parte do terreno será ocupada, inicialmente, por três armazéns de café. As empresas produtoras já possuem instalações na cidade, mas o objetivo é transferi-las da região central para reduzir o tráfego de caminhões, melhorando o trânsito local.

Segundo o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, o principal objetivo do investimento em condomínios industriais é aquecer a economia e torná-la atrativa para os investidores. Corujinha explica que a construção do segundo condomínio é uma forma de a prefeitura colaborar com a expansão da principal atividade econômica de Varginha: a cafeicultura. Segundo ele, os novos armazéns terão a capacidade ampliada e, futuramente, o local pode se tornar um centro de distribuição.