06 SET 2011
Comitiva do Projeto de Revitalização do Comércio retorna de missão em Curitiba

Uma comitiva formada por 24 pessoas, entre elas o presidente da Associação Comercial de Varginha (Aciv), Aloísio Ribeiro de Almeida, o gerente da Regional Macrossul do Sebrae, Juliano Cornélio, o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha e o secretário de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, além de empresários e comerciantes de Varginha, participou, na semana passada, de uma visita guiada a Curitiba, no Paraná, para conhecer o processo de implantação do Projeto de Revitalização do Comércio, que modificou o perfil da cidade. A missão empresarial retornou na sexta-feira (2/9).

O objetivo da visita foi trocar experiências e ver, na prática, os resultados do projeto do Sebrae, que teve início em 2010 e envolveu os principais centros comerciais de Curitiba: Rua Riachuelo, Região do Passo da Liberdade e Batel Soho, grande centro de comércio local. O presidente da Aciv, Aloísio de Almeida, mostrou-se animado com a visita e com os resultados em Curitiba. “É uma cidade modelo”, afirmou. Além disso, o empresário ressaltou a importância da participação da prefeitura no projeto. “Estamos fazendo uma espécie de novo plano diretor para o comércio. Isso valoriza os centros comerciais e de lazer e incentiva a competitividade na cidade”.

O comerciante Willian Bonfim Bertoldo participou da viagem e disse estar impressionado com os resultados obtidos em Curitiba. Segundo Willian, a visita foi muito produtiva e forneceu aos comerciantes envolvidos no projeto uma visão de como as mudanças se aplicam à realidade. O comerciante também disse estar animado e engajado no projeto de revitalização do comércio em Varginha.

As visitas foram guiadas por representantes do Sebrae do Paraná e as reuniões para discussão da implantação do projeto e troca de experiências aconteceramm na sede do Sebrae, em Curitiba. Para o gerente do Sebrae, Juliano Cornélio, esse intercâmbio entre os empresários das duas cidades foi de extrema importância e muito produtivo. “O projeto busca revitalizar e organizar o comércio em Varginha, que é a primeira cidade do Sul de Minas a participar do programa. Tivemos uma grande adesão do empresariado local e a oportunidade de mostrar os resultados foi muito valiosa, além possibilitar aos comerciantes o conhecimento de um novo mercado com desafios e propostas diferentes”, afirmou.

O prefeito Eduardo Corujinha também ressaltou a importância da participação da administração pública no projeto e na visita: “Curitiba é uma grande cidade que conseguiu se ajustar ao programa de revitalização do comércio. Ver de perto o que está sendo feito foi uma ótima oportunidade. Trocamos idéias e experiências para podermos trabalhar da melhor forma possível no incentivo ao comércio em Varginha”, diz.