08 SET 2011
Abertura da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural será às 17h desta quinta-feira

Na próxima quinta-feira (8/9) começa a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Varginha, com várias atividades que têm o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio cultural e resgatar as tradições culturais. “Essas tradições são fundamentais para conhecermos nossas origens e entendermos o nosso comportamento e como acontecem nossas relações sociais”, diz a técnica do Codepac (Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha) Raquel Nogueira e Silva.

Banca de Escribas Itinerante

Estão previstas cinco ações para este mês. A primeira começa logo depois do feriado, na quinta-feira 8/9. É a Banca de Escribas Itinerante, que será realizada em frente a imóveis tombados da área central (núcleo histórico): Estação Ferroviária, Museu Municipal, Biblioteca Municipal e Theatro Municipal Capitólio. As Bancas de Escribas serão colocadas frente aos imóveis tombados. Os “Escribas” estarão prontos para recolher histórias da população já escritas e também para registrar as histórias, os casos e contos que trouxerem. Serão utilizados, além do recurso comum de escrita, registros fotográficos, gravação e vídeos. A ação será previamente divulgada em rádio, TV e jornais. “Esperamos, com essa ação, conscientizar a população quanto à preservação dos bens culturais, levantamento e registro do Patrimônio Imaterial, divulgação do Patrimônio Tombado e trabalhar a importância da cumplicidade da população na construção e preservação da sua história de forma orgânica”, explica Raquel. O horário é de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Pra que cuidar?

A segunda ação será o Seminário “Conhecendo a Responsabilidade de Cuidar...Cuidar pra quê?”. O seminário será realizado dia 22 de setembro, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Serão desenvolvidos temas pertinentes à preservação do patrimônio, à importância da manutenção dos bens, à governabilidade no cuidar, na manutenção dos espaços tombados.

Fotografias

A exposição de fotografias “O QUE NÃO SE PERCEBE Um Novo Olhar Sobre o Theatro Capitólio” marca a terceira ação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Será de 19 a 30/9, no Hall da Estação Ferroviária (Praça Matheus Tavares n º 121), de 8h ao meio-dia e de 14h às 18h. De acordo com as realizadoras da mostra Anita Di Marco e Vanessa CTReis: “Uma pausa para olhar e ver o que não se percebe: um brinde ao quase centenário Theatro Municipal Capitólio, teatro de todos nós – idealizadores, construtores, pedreiros, pintores, marceneiros, serralheiros, eletricistas, encanadores, engenheiros, técnicos, gestores, usuários, artistas e curiosos - todos, cada um a seu turno, autores de suas belas páginas, escritas ao longo de quase 85 anos.”

Curso

“Costurando Nossa História – A Colcha de Retalhos” será um curso e oficina de Educação Patrimonial voltado para os participantes de oficinas para a 3ª Idade ministradas na Fundação Aprender. Eles irão registrar em quadrados de tecidos, através de técnicas variadas, como bordado colagem pintura etc..., suas histórias pessoais que serão costuradas umas as outras formando a colcha de Retalhos. O registro das histórias vira também em textos. Os participantes receberão informações durante os trabalhos sobre o Patrimônio Tombado do município para que trabalhem a criação de suas memórias articuladas a memória da cidade.

De 12 a 28 de setembro, na Fundação Aprender (rua Deputado Ribeiro de Resende nº 494), de 9h às 10h30.

Um livro

Ao final da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural será editado um livro com as histórias produzidas pela população nas duas semanas do evento. O livro, em formato de brochura, será distribuído à comunidade. “Os resultados esperados são: Levantamento e registro do Patrimônio Imaterial, divulgação do Patrimônio Cultural, além de trabalhar a importância do registro histórico”, conta Raquel. “Nessa proposta de identificar e proteger o nosso Patrimônio Imaterial é que estamos convidando toda a população para registrar sua historia, contando assim, a História de Todos Nós”.

Escreva sua história e envie para copacvga@yahoo.com.br (Praça Matheus Tavares, 133 – centro – Estação Ferroviária). Mais informações sobre a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural pelo telefone (35) 3690-2718.