14 SET 2011
Varginha terá novos Centros de Educação Infantil
O município de Varginha irá ganhar três escolas municipais infantis voltadas para a educação de crianças até cinco anos. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) fazem parte do programa Proinfância, do Governo Federal, que autorizou o repasse de R$1,8 milhão, dentro das verbas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A primeira parcela para a construção dos três centros já foi disponibilizada. O Cemei do bairro Jardim Estrela possui terreno de 2 mil m²  e entrará em fase de terraplanagem em breve. Os outros dois centros serão construídos nos bairros Jardim Zinoca e Carvalhos. O repasse das demais parcelas para a construção dos centros será feito de acordo com a evolução da obras.

As escolas seguem um padrão nacional de infraestrutura, com seis salas de aula, sala multimeios, parquinho, área de convivência, cantina, berçário, refeitório e atendimento especializado para alunos portadores de necessidades especiais. O projeto prevê uma área construída de 564 m², com capacidade para receber cerca de 180 crianças diariamente. Além disso, o Proinfância prevê a capacitação pedagógica dos profissionais e a aquisição de equipamentos e mobiliário para a estrutura da escola.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, todos os professores de educação infantil do município estão participando dos cursos de capacitação desde o início deste ano. Heliana também ressalta a importância de participar do Proinfância: “Uma escola bem estruturada, como o programa propõe, é fundamental para a formação do cidadão. A cidade só tem a ganhar com o bom desenvolvimento dos alunos e a capacitação dos professores e de todos os profissionais envolvidos no processo de educação e aprendizagem”, afirma.

A previsão é de que as obras do primeiro centro estejam concluídas em até um ano. As outras duas escolas serão inauguradas no final de 2012. O Prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” ressaltou a importância da construção dos centros e da capacitação dos professores: “A educação é uma das diretrizes de nossa administração, a construção dessas três escolas demonstra o empenho de nossos esforços no sentido de melhorar a educação básica e formar cidadãos capacitados.”