19 SET 2011
Prefeitura desenvolve Plano de Carreira do servidor municipal

A Prefeitura de Varginha contratou, por meio de regular processo licitatório, uma empresa de consultoria em recursos humanos para a elaboração e desenvolvimento do Plano de Carreira do Servidor Público Municipal. O plano, que contempla as dimensões de cargos e remuneração, prevê formas de evolução e crescimento profissional e salarial baseado na avaliação do mérito, esforço, comprometimento e competência de cada servidor.

A efetivação do plano depende de uma série de estudos e projetos. A primeira etapa, que consiste na avaliação de cargos e pesquisa salarial, já está em execução. A segunda etapa consistirá na análise da atual legislação municipal, para a elaboração de um novo projeto de lei que deverá propor a unificação dos cargos e a correção de eventuais distorções salariais.

Após a conclusão das duas etapas, será elaborado um diagnóstico que resultará no novo Plano de Carreira. O objetivo é que o plano atenda a todos os servidores da administração direta (prefeitura e secretarias) e indireta (fundações e autarquias).

O secretário Municipal de Administração, Guilherme Tadeu Maia, explica que o Plano de Carreira é uma antiga reivindicação dos servidores municipais. Segundo o secretário, a implantação do plano é um incentivo para o funcionário, pois valoriza a competência e o envolvimento de cada profissional na sua área, analisando a todos igualmente, e não em cargos e categorias isoladas.

O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha observa que a implantação do plano valorizará o profissional, ao analisar o trabalho de cada servidor de forma justa e dentro de parâmetros reconhecidos. Segundo ele, os servidores serão ouvidos durante o processo de elaboração do plano: “A elaboração e implantação do plano é uma grande conquista para nós, afinal é uma reinvindicação antiga e fortalece o diálogo com os servidores públicos municipais”.

A etapa de estudos e a elaboração do plano propriamente dito deverão levar 90 dias, antes de ser encaminhado para a Câmara Municipal. Se a tramitação ocorrer normalmente, o novo plano entrará em vigor no início de 2012.