22 SET 2011
Alunos de Varginha buscam vaga nas finais da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Doze alunos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende decidiram ir além da sala de aula e se inscreveram na terceira edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Unicamp. Os varginhenses se juntaram aos 60 mil inscritos de todo o País. Depois de passar por quatro fases da competição, que selecionou os 2.000 melhores do Brasil, três varginhenses continuam na disputa e buscam vaga na grande final.

A ideia de apresentar a Olimpíada para os alunos surgiu do professor de História da escola, César dos Santos Pereira. Segundo ele, a intenção é procurar métodos diferenciados para que os estudantes saiam da rotina da sala de aula. “O objetivo não é a premiação, mas, sim, apresentar novas formas de conhecimento”, afirma o docente. O professor ressalta o empenho e o interesse dos alunos. “Eles se inscreveram, buscaram os materiais e tiveram muito trabalho com as análises e respostas”, diz com satisfação.

Os 12 alunos foram divididos em quatro grupos: “A Elite da História”, formado por Devanil Pereira Junior, Francine Caetano e Izabella Laprovita; “Revolução 21”, integrado pelos estudantes Douglas Humberto, Phelipe Carvalho e Tomás Almeira; “Big Been”, com os alunos Filipe Mangiapelo, Gustavo Soares e Mikaela de Souza; e “Força Jovem II”, composto pelos estudantes Gabriel Vieira, Giovana Bernardes e Thamires Azevedo.

Os participantes têm a oportunidade de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, para as questões de múltipla escolha. Apenas a final será presencial e os classificados deverão viajar até Campinas (SP) para disputar o título.

Vaga na final – O grupo “A Elite da História”, formado pelo Devanil, Francine e Izabella, todos de 13 anos e estudantes do 7º ano, terá a honra de representar Varginha na quinta etapa do concurso. A tarefa da vez será realizar uma análise jornalística da história brasileira. “Começamos a participar com a intenção de ampliar nosso conhecimento sobre o Brasil. Estamos nos divertindo muito e, a cada dia que passa, nos surpreendemos com nosso desempenho e aprendizado. Estamos ansiosos para saber se conseguiremos chegar na final em Campinas”, comentam, em uníssono, os classificados.

Satisfeitos – O grupo “Força Jovem II” não tem mais chances de chegar à final. Mesmo assim, os estudantes garantem que as expectativas foram superadas. “No primeiro momento, ficamos desapontados. Mas, no fundo, estamos felizes por ter chegado tão longe, porque fomos adquirindo confiança ao longa da Olimpíada”, avaliam os alunos. A equipe pretende ajudar os colegas classificados e torcer para que o grupo “Elite da História” consiga chegar até a fase de Campinas.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, destaca a qualidade do ensino das escolas municipais e a efetiva participação e interesse dos alunos, com incentivo dos professores, em busca de novos conhecimentos. “Isso vai ao encontro da proposta da Prefeitura, que é completar o trabalho da escola e preparar os estudantes para grandes desafios. Os alunos estão de parabéns pelo desempenho e a escola Domingos Ribeiro de Rezende é merecedora.