22 SET 2011
Prefeitura abre novo núcleo de rugby

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer abriu novo núcleo de rugby no bairro Corcetti. O horário dos treinos/aulas é aos domingos às 15 horas. Com este, são dois os locais mantidos pela prefeitura para a prática do esporte. O outro é o que funciona dentro do Batalhão da Polícia Militar (PM), no bairro Sion. Lá, a atividade está disponível para as categorias M 17, M 19 e feminino (idade livre).

O rugby é praticado em Varginha há 16 anos pelo mesmo grupo que integra o núcleo do Corcetti. A aceitação foi tanta que ano passado foi criado também o projeto social chamado “Rugby Olímpico”, voltado para pessoas carentes da cidade. O professor e também coordenador do projeto, Fabiano Custódio Ferreira, é árbitro filiado à Confederação Brasileira de Rugby (CBRU). Segundo o treinador, o objetivo é popularizar o esporte na cidade. “O Rugby é em alguns países o esporte nº 1. No Brasil ele ainda é amador, mas pretendemos profissionalizar, formar uma equipe capaz de participar de grandes campeonatos”, e concluiu Fabiano, “aos poucos estamos ganhando espaço”.

Além dos dois núcleos, uma parceria da Semel e Tiro de Guerra, permite que 29 atiradores, pratiquem a modalidade às quartas-feiras, das 6h às 8h, na sede da Secretaria.

A equipe de rugby varginhense, que é a que treina no Corcetti, coleciona alguns títulos de destaque como Campeão Mineiro de Seven em 2010, com o time adulto masculino, mesma equipe que vai defender o bi campeonato esse ano em novembro em Lavras, evento que participam ainda as categorias feminina e M 19. Tem também o troféu de Campeão Brasileiro da 2ª Divisão em 2003, e Tri Campeão Paulista do Interior (2007, 2008 e 2009). Em dezembro em São Paulo os varginhenses participam do Campeonato Nacional de Seven, a competição mais importante do esporte no Brasil.

As inscrições para a prática da modalidade podem ser feitas direto no campo do Corcetti. Outras informações através dos telefones 3690 2280 ou 390 2172.

O Rugby de Varginha tem o apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Coliseu Academia e Prolife.

Rugby

O rugby é um esporte de intenso contato, com o objetivo de marcar o maior número de pontos. O esporte nasceu na Inglaterra, onde a modalidade é a mais difundida. O rugby é reconhecido profissionalmente em mais de 120 países como Austrália, França, Argentina e Nova Zelândia, que sedia até outubro, a Copa do Mundo de Rugby, evento disputado a cada quatro anos, tornando-se ao longo desses 24 anos, o terceiro evento desportivo mais visto no planeta, ficando atrás da Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.

Ele é jogado normalmente em campo gramado, com 144 m x 70 m, onde os jogadores só podem passar a bola se for para o lado ou para trás. Ele normalmente é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, mas ainda tem outra forma, chamada de Rugby olímpico, onde duas equipes de sete jogadores se enfrentam durante dois tempos de sete minutos.