22 SET 2011
Varginha participa de Copa Semesp de futsal feminino

As atletas Sub 13 e Sub 15 do futsal feminino da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel/Cres) participam neste final de semana (23 a 25) da Copa Semesp, evento anual, promovido pela Secretaria Municipal de São Lourenço.

Na sexta-feira (23) o Sub 13 enfrenta Carmo de Minas, no sábado (24) a equipe mineira de Luz, e no domingo (25) São Lourenço. O sub 15 entra em quadra pela primeira vez no sábado para enfrentar o perdedor da partida de sexta entre Odete São Paio-RJ e Extrema, e no domingo joga contra o vencedor dessa disputa.

A Copa Semesp é um torneio aberto a qualquer equipe do país, que serve de preparação aqui na nossa região, para atletas que vão participar da 18ª Edição do Jojuninho (Jogos Infantis do Sudoeste de Minas Gerais), promovido pela Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig). A participação de Varginha no evento já é tradição. De acordo com o técnico da equipe, Milton Tavares Júnior, os treinos foram intensificados nessa semana, focando muito a parte tática. “A intenção é preparar nossas atletas de base pra competições importantes ao longo do ano. A Copa Semesp serve para quebrar o gelo. O Sub 13, por exemplo, é a primeira vez que disputa esse torneio”.

O futsal da Semel é patrocinado por Serviços CFC e Caixeta Seguros.

Integração do Projeto Gol de Ouro da Semel com desempenho escolar

O Projeto de futsal “Gol de Ouro”, que foi implantado pelo professor da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel/Cres) Milton Tavares Junior, chega ao seu 8º ano com 350 alunos praticando a modalidade em dois núcleos na cidade.

O principal objetivo do projeto, que é voltado para crianças e adolescentes com idades de 7 a 17 anos, é oferecer treinamento desportivo na modalidade de futsal, além de acompanhamento pedagógico aos alunos e valorizar a prática esportiva como ferramenta contra a marginalização de crianças e adolescentes.

Por isso, o professor e idealizador do “Gol de Ouro” explica a importância do acompanhamento escolar dos alunos. “Não só os pais, mas o profissional que está responsável pelo desenvolvimento daquele aluno na atividade, também deve ficar por dentro da evolução dele em sala de aula. Em todo o fechamento de bimestre escolar, peço aos meus alunos/atletas que tragam o boletim para que eu faça uma análise das notas e freqüência, o que foi feito nesta semana”. O professor Milton ainda comenta que no ano de implantação do projeto, foi detectado alto índice de reprovação e evasão na rede municipal de ensino, e hoje, ele não tem esse tipo de problema com os participantes do projeto dele.

As aulas / treinos são ministradas em dois turnos (manhã e tarde) as terças, quartas, quintas e sextas-feiras, distribuindo os alunos de acordo com os horários de aula.