24 OUT 2011
Hospital Bom Pastor e Abrale promovem campanha de conscientização sobre linfomas
Na terça-feira (25), o Hospital Bom Pastor em parceria com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) promovem a I Campanha Mundial de Conscientização sobre Linfomas em Varginha.  O evento será realizado no auditório do SENAC, às19horas. Qualquer pessoa poderá participar, haverá distribuição de materiais de apoio e será emitido um certificado de participação pelo SENAC.

A palestra será realizada pelo médico oncologista, Dr. Dirceu Eurilio Silva, com o tema: "O que é linfoma? Conheça esse tipo de câncer e veja o que a ABRALE está fazendo para conscientizar toda população". O médico abordará importantes questões sobre a doença e principalmente, a importância da detecção precoce da doença. O Movimento contra o Linfoma teve início no dia 15 de setembro (Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas), e desde então já engajou milhares de pessoas na causa em diversas cidades do Brasil.

No Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor são tratados cerca de 2.500 pacientes por mês das mais diversas patologias buscando excelência e humanização no cuidado integral com os portadores de câncer. “Vale salientar a importância de campanhas de conscientização como esta, que vem incentivar as pessoas a se tocarem e conhecerem os sinais do seu corpo, possibilitando um diagnóstico rápido, tratamento de qualidade e condições efetivas de cura” pontua a coordenadora do Centro de Oncologia do HBP, Keila Maria de Lima.
O linfoma é um câncer que se desenvolve no sistema linfático (parte do sistema imunológico que contribui para a defesa do corpo). Existem dois tipos: o linfoma de Hodgkin, que se caracteriza pela presença de um tipo de célula chamada de Reed-Sternberg, e o linfoma não-Hodgkin, que inclui um grande e diversificado grupo de cânceres das células do sistema imunológico.
O Movimento começa com você. Faça o auto-exame periodicamente, levando a mão ao pescoço e às outras regiões em que estão os gânglios linfáticos (como virilha e axilas). Se você sentir um inchaço, é vital buscar uma assistência médica ou entrar em contato com a ABRALE (0800 773 9973). Depois, passe estas informações adiante e divulgue esta ação para o máximo de pessoas que puder. Com uma atitude simples, podemos salvar milhares de vidas.