26 OUT 2011
Secretário do Trabalho e subsecretário de Saúde de Minas visitam obras e ações em Varginha
O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha recebeu nesta segunda-feira e terça-feira (24 e 25) o subsecretário estadual de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho, e o secretário estadual do Trabalho, Carlos Pimenta. Os representantes do governo do Estado realizaram uma série de visitas técnicas aos equipamentos e instalações de saúde do município de Varginha.

No primeiro dia, as autoridades visitaram o Hospital Bom Pastor, o Hospital Regional, a Casa da Gestante e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Sion. Segundo Corujinha, o objetivo das visitas é analisar a atual situação dos atendimentos de saúde na cidade, conhecer as demandas do município e estreitar parcerias entre os governos municipal e estadual. O governo de Minas Gerais implantou um novo modelo de gestão integrada que envolve diversas secretarias e órgãos do Estado e dos municípios, com o objetivo de enfrentar de forma articulada os problemas e demandas da população. Batizado de Estado em Rede, o modelo propõe intervenções regionalizadas e mais próximas da população. A Prefeitura de Varginha é parceira do Estado em ações nas diversas áreas, como na saúde e na geração de emprego e renda.

As visitas continuaram na manhã de terça-feira (25), com vistoria às instalações de atendimento de urgência e emergência, como a área onde será construída as futuras instalações da Central de Regulação do Samu – 192 e a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Corcetti. As autoridades foram acompanhadas pelo prefeito e pelo secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli.

“Foram dois dias de trabalho com o enfoque na urgência e emergência. O município apresenta grandes possibilidades de novos recursos na saúde e, na questão do SAMU, analisamos situações para que o serviço comece a operar com a central em Varginha o mais rápido possível”, disse o subsecretário estadual de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho.