26 OUT 2011
1ª Feira da Agricultura Familiar comercializou cerca de 25 toneladas de alimentos

Em nove dias a Feagri movimentou mais de R$ 25 mil

Milhares de pessoas passaram pela Praça do ET durante os nove dias em que foi realizada a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar (Feagri). Entre os dias 15 e 23 de outubro os varginhenses puderam comprar legumes e verduras por R$ 1 na feira que atingiu o objetivo de incentivar a agricultura familiar e proporcionar uma alimentação mais saudável a preço popular. A Feagri integra as comemorações dos 129 anos de Varginha.

Os 47 produtores familiares de Varginha e região venderam seus produtos na feira. Eles fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerenciado no município pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. Segundo dados oficiais do PAA, cerca de 20 toneladas de alimentos foram comercializados na primeira edição da feira. O PAA comprou cerca de quatro toneladas de produtos que foram doados a 35 entidades do município. O total movimentado na Feagri foi de aproximadamente R$ 25 mil.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo programa no município e o número de pessoas que são beneficiadas com o projeto de agricultura familiar. “O PAA compra os produtos dos agricultores familiares e depois estes alimentos são destinados a 35 entidades da cidade, como escolas infantis, Restaurante Popular, Banco de Alimentos. A aprovação da 1ª Feagri foi tão grande que estamos recebendo muitas solicitações para que seja realizada com mais frequência”.

“Sempre que vinha ao centro eu passava pela feira porque além de baratas, as verduras estavam frescas”, comentou a moradora do bairro Pinheiros, Joana Amélia dos Santos. Os benefícios da feira também foram destacados pela produtora Maria Elza de Oliveira Silva, moradora do Sítio dos Garcias (Paradinha), que durante os nove dias, vendeu seus produtos em quatro deles.

“Foi maravilhoso porque minha filha e eu vendemos tudo que colocamos à disposição. Seria muito interessante que a feira fosse realizada uma vez na semana”, comentou a produtora. Maria Elza participa do PAA desde 2010 e disse que o programa traz um complemento essencial para a renda da família. “Nossa família já trabalhava com a venda de verduras e frutas, mas quando entramos no programa houve um acréscimo muito importante para a nossa renda, abrindo novas possibilidades”, concluiu a produtora familiar.

Segundo o coordenador do PAA em Varginha, Paulo Rodrigues, a população pôde conhecer um programa importante que beneficia não só os produtores, mas diversas entidades do município. “Nosso grande objetivo de divulgar a agricultura familiar e incentivar a população ao consumo destes produtos que são saudáveis foram atingidos”, comentou.

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA no município subsidia o cultivo de alimentos para 120 famílias da cidade. Ele adquire diariamente R$ 2 mil em produtos comprados de produtores da agricultura familiar. O investimento do governo federal para o PAA em Varginha é de R$ 1,7 milhão para aplicação durante três anos (2010, 2011 e 2012). A contrapartida do município é de R$ 80 mil anuais. O PAA fica à rua Ribeiro Nogueira, 136 – Vila Nogueira. Os interessados em integrar o programa devem ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).