01 NOV 2011
Mamógrafo Móvel mobiliza mulheres na prevenção contra o câncer de mama
No último sábado (29), a cor rosa foi o tom predominante na Praça do ET, em Varginha. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Prefeitura de Varginha recebeu o Mamógrafo Móvel para a realização de 50 mamografias. A ação integrou o calendário do Outubro Rosa no Estado. O município sul mineiro foi o único da região a participar da campanha em 2011.

O Mamógrafo Móvel oferece gratuitamente os primeiros atendimentos médicos e o exame de mamografia a mulheres entre 45 e 69 anos. A mamografia móvel compõe o programa Viva Vida do governo estadual, que além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas, trabalha pela saúde integral da mulher. O objetivo do governo mineiro é ampliar o acesso ao exame por meio da diminuição do tempo de resposta do laudo.

“A ação preventiva pode garantir a saúde feminina” destacou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” durante visita ao evento. “Varginha reafirma o compromisso em investir na totalidade da saúde da mulher com a parceria e apoio do governo de Minas. Anualmente são realizados cerca de 2.500 exames de mamografias, e nosso objetivo é ampliar esse número através da conscientização da varginhense” acrescenta o prefeito.

Para a conscientização da mulher sobre a importância da prevenção, foram realizados 50 exames pré-agendados. Para atender mulheres que buscaram informações sobre a mamografia e o agendamento para o exame, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe para o cadastramento das 08h às 17h30 no dia 29 de outubro.

Juntamente com o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” estiveram na Praça do ET o superintendente regional de Saúde, José Richardson Pereira, o secretário municipal de Saúde de Varginha, Fausto Geraldelli Carvalho, a subsecretária municipal de Saúde de Varginha, Valma Goulart e a organizadora das ações do Outubro Rosa no município, a enfermeira Suely Siqueira.

Neste ano, o Mamógrafo Móvel já passou por Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Divinópolis. Após a passagem pelo município sul mineiro, o veículo seguiu para Juiz de Fora.

PREVENÇÃO – A subsecretária municipal de Saúde de Varginha, Valma Goulart, alerta “o auto-exame e a mamografia são complementares e podem garantir a prevenção do câncer de mama na mulher”. Valma ressalta “há inúmeros agendamentos na rede municipal, porém, muitos exames não são realizados pelo não comparecimento da paciente”. Para agendar o exame de mamografia, a mulher deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde.

OUTUBRO ROSA – Movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, trazido para o Brasil em 2008 pela federação brasileira de instituições filantrópicas de apoio à saúde da mama (Femama).