04 NOV 2011
Ruas e avenidas de Varginha terão faixa de pedestre elevada

Praça João Pessoa foi a primeira a contar com a novidade

Quem passa pela Praça João Pessoa percebe uma novidade no local. A via pública em frente ao Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga, é a primeira do município a ter faixa de pedestre elevada. A intervenção foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que prepara mudanças em outros locais. A faixa elevada antecipa o projeto de mudança do trânsito na região central de Varginha.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Prado, o objetivo é melhorar a acessibilidade na travessia das ruas, além da mobilidade urbana. “Juntamente com os benefícios que a faixa elevada traz diretamente, a ação também oferece mais segurança para a população, pois funciona como um redutor de velocidade para os veículos”, explica.

O secretário informa que a avenida Doutor Mário Frota, no bairro Sion, em frente ao Sesi, será a próxima contemplada. Depois disso, as faixas serão construídas na área central e em vias de grande movimento, tais como avenida São José, rua Presidente Antônio Carlos, avenida dos Imigrantes e rua Delfim Moreira.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” afirma que as intervenções no trânsito se tornaram necessárias devido ao grande volume de veículos nas ruas. “São mudanças que beneficiarão motoristas, pedestres e comerciantes”, diz o prefeito. Segundo ele, a acessibilidade e a mobilidade urbana são preocupações permanentes da administração municipal. “Estamos trabalhando para modernizar a cidade. Trata-se de uma reivindicação dos portadores de necessidades especiais que vai se tornar realidade”, observa.