30 NOV 2011
Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá capacitação e campanha de conscientização em Varginha

Servidores e comunidade poderão participar da programação nesta quinta e sexta

1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Em Varginha, a data terá importante programação. Os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas Saúde da Família (PSF) e hospitais integrarão atividades e ações de conscientização sobre a doença e prevenção.

A Prefeitura de Varginha, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo capacitar os servidores públicos municipais da área da saúde e transformá-los em multiplicadores das ações de prevenção, combate ao preconceito e conscientização da importância da realização dos testes de HIV, sífilis e hepatite.

A equipe do Programa DST/HIV/Aids no município realizará treinamento e trabalho de prevenção nas sedes das UBS. No auditório da Policlínica Central, os profissionais de saúde receberão capacitação. Já no PSF do Pinheiros, funcionários farão campanha de conscientização junto à população com a distribuição de material informativos e preservativos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, conscientizar e prevenir são as palavras de ordem para o combate às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, a Aids. “A cada ano, os grupos de risco mudam em gênero e idade, e por isso, as campanhas precisam ser adequadas e atualizadas seguindo os novos perfis apresentados pelas pesquisas” destaca o secretário. “O nosso papel é atingir todos os grupos com a soma das forças, envolvendo toda a comunidade, e multiplicar as informações para a prevenção e combate” acrescenta Fausto Geraldeli.

No dia 2 de dezembro, no auditório da Policlínica Central, os servidores públicos municipais da prefeitura de Varginha receberão treinamento que será realizado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Secretaria Municipal de Administração. As palestras serão a partir das 8h e trarão como tema o diagnóstico e tratamento da Aids.

Como detectar – Para detectar o HIV, é necessário fazer o teste de sangue em laboratório. Hoje, o exame é realizado na rede pública de saúde e laboratórios particulares. Na Policlínica Central as ações são desenvolvidas através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA integrado por equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico e auxiliar de enfermagem que acompanha a pessoa antes e depois do exame. Tudo é feito de maneira sigilosa e gratuita. O exame é feito por meio da coleta simples de sangue, com material descartável, e não é preciso estar em jejum. Qualquer pessoa pode e deve realizar o teste. O interessado deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima e solicitar o pedido.