02 DEZ 2011
Guarda Municipal de Varginha recebe Moção de Aplauso

A Guarda Municipal de Varginha recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a homenagem proposta pelo vereador Rogério Bueno. A moção aconteceu nesta quarta-feira, no Plenário Dr. Jacy de Figueiredo, com a presença de toda a corporação da guarda.

O vereador Rogério Bueno justificou a homenagem destacando a importância da Guarda Municipal para a população varginhense desde sua criação, há sete anos. Ele ressaltou o crescimento da entidade em Varginha e a confiança da população no trabalhos dos guardas. “A Guarda Municipal de Varginha é reconhecida em todo o Brasil e serve como exemplo para outras cidades, tanto é que frequentemente os municípios interessados vêm até Varginha para conhecer o trabalho da guarda”. O vereador que propôs a homenagem ainda destacou algumas ações da entidade, tais como as rondas noturnas, o trabalho de prevenção e educação no trânsito e nas escolas, a vigilância junto ao patrimônio, a base fixa do Parque Centenário, o apoio a eventos e a inclusão de Varginha como primeira cidade do interior e integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Através deste programa, o município conseguiu dois telecentros, 100 sprays de pimenta e armas não-letais.

A vereadora Tia Celinha lembrou das ações da guarda dentro das escolas e ressaltou o trabalho de educação com os estudantes. “Admiro tudo o que a guarda faz, mas gostaria de destacar a presença dos guardas dentro das escolas. É muito importante a participação junto aos estudantes num belo trabalho de prevenção e confiança que a guarda tem com os alunos”, apontou.

A Guarda Municipal de Varginha foi fundada de acordo com parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, combinando com as Leis Municipais 2.250 (Lei de Criação da Guarda Municipal de Varginha de 30 de setembro de 1992) apresentada à Câmara Municipal pelo então vereador Mauro Eugênio do Prado, e também a 4.003 (Lei que Organiza a Guarda Municipal de Varginha de 18 de dezembro de 2003) sancionada pelo então prefeito Mauro Tadeu Teixeira. Inclusive o ex-vereador esteve na moção de aplauso desta quarta-feira.

O diretor da Guarda Municipal de Varginha, Miguel José de Lima, recebeu o certificado das mãos do vereador Rogério Bueno e disse que a homenagem é um incentivo para a entidade. “A guarda, em pouco tempo, apresenta um crescimento muito grande. Junto com esse crescimento, temos o que é mais importante, a confiança vinda através da dedicação de todas as pessoas que estão envolvidas num trabalho sério. Em parceria com o prefeito Eduardo Corujinha novas conquistas para a guarda estão por vir e vão beneficiar tanto os guardas quanto a população”.