02 DEZ 2011
Cadastro Único para Programas Sociais serão feitos nos CRAS
Bolsa-família faz parte do CAD-Único

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad), informa que a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CAD-Único) sofreu alterações. Antes ele era agendado pelo telefone 0800-283-2109, mas a partir de fevereiro de 2012 o cadastro será realizado diretamente nos núcleos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sem a necessidade de agendamento. Os CRAS em Varginha são localizados no Sion (avenida Celina Ferreira Ottoni, 3017), centro (avenida São José, 654), Urupês (rua Santa Isabel, 295) e Corcetti (rua Jacinto Zanateli, 49).

Os novos cadastramentos do CAD-Único nos CRAS começam a valer a partir de 6 de fevereiro de 2012. O atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h nos Cras. O número 0800-283-2109 funcionará apenas para consultas e informações referentes ao CAD-Único. Ele atende em dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 11h.

Intecras – Durante o Intecras – Festa da Família, neste fim de semana, a Sehad terá uma equipe para o atendimento referente ao CAD-Único. Ali serão esclarecidas as dúvidas e serão feitas as atualizações cadastrais e consultas. Neste fim de semana o Intecras será realizado no bairro Imaculada Conceição (praça do Estudante) e Vila Flamengo (quadra), das 8h às 13h.

CAD-Único - O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.

O Cadastro Único, regulamentado pelo Decreto nº 6.135/07 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), deve ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Suas informações podem também ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades.

Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser inscritas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.