06 DEZ 2011
CRAS reuniu cerca de 3 mil pessoas na Festa da Família
O Intecras – Festa da Família mobilizou cerca de 3 mil pessoas nas últimas duas semanas, quando foram organizados os eventos em quatro bairros reunindo diversas comunidades. No Sion, Corcetti, Imaculada e Vila Flamengo os participantes tiveram sábados de diversão, informação e serviços.

A iniciativa da Prefeitura de Varginha, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), monitorados pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, é uma forma de comemorar as atividades durante o ano e também de promover uma festa para celebração do Natal.

“O Intecras não é apenas uma simples festa, mas sim um momento de mediação entre os profissionais e a família. Em menos de uma semana, muitas pessoas foram ao Intecras e conhecerem o trabalho do Cras e, por isso, a procura nos núcleos já aumentou”, disse a coordenadora dos Cras em Varginha, Maria Efigênia Neves.

Os participantes do Intecras contaram com atividades recreativas, apresentações culturais, brinquedos, cama elástica, oficinas de balão, pintura facial, corrida de saco, cabo de guerra, dança da cadeira, além de atividades de integração e serviços de saúde, segurança alimentar e meio ambiente. Os participantes receberam sacolinhas-surpresa para todas as crianças que se integraram nas atividades, juntamente com pipoca e algodão doce. Um dos pontos altos da festa foi a participação do Papai Noel.

“O Intecras segue o objetivo principal do Cras, de fortalecer os laços familiares e isso foi visto nos quatro dias com as crianças, os pais e os avós”, disse o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.

CRAS – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Casa das Famílias é uma unidade pública descentralizada responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ele é responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), que visa fortalecer os vínculos familiares por meio de acompanhamento sócio-familiar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial. O Cras conta com uma equipe multidisciplinar com coordenação, assistente social, psicólogo e apoio administrativo e operacional junto às famílias. Varginha possui quatro unidades do Cras, localizadas nos bairros Sion, Centro, Urupês e Corcetti, que têm capacidade para atender cerca de 5 mil famílias.