07 DEZ 2011
Varginha supera a marca de mil cirurgias em Mutirão de Catarata
140 procedimentos serão realizados entre hoje e o próximo domingo (11), em janeiro, ocorrerão outros 140

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza mais 280 cirurgias dentro do Mutirão da Catarata. Esta semana, 140 pessoas passarão pelo procedimento e, no mês de janeiro, mais 140 pessoas serão beneficiadas. Nesta terça e quarta-feira (6 e 7), os pacientes passaram por exames para a partir de quinta-feira (8), começarem as cirurgias que vão até domingo (11). Os procedimentos são realizados no Hospital Regional do Sul de Minas.

O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que de 2009 a janeiro de 2012 serão realizadas o total de 1.130 cirurgias. “Os investimentos da administração pública para a realização de mutirões tem como objetivo reduzir a demanda,” afirma o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

De acordo com a SEMUS, a cirurgia de catarata em um olho, realizada por convênio particular, pode custar em média R$ 3 mil. Já através da parceria da Prefeitura de Varginha e governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o investimento unitário para a realização de cada procedimento cirúrgico, pós-operatório e medicação é de cerca de R$ 750,00. Até janeiro do próximo ano, serão investidos R$ 847,5 mil.

A administração municipal planeja a realização de mutirões para outras especialidades médicas. “Em 2012, realizaremos mutirões de cirurgias para atender novas demandas e beneficiar pacientes que necessitam de procedimento cirúrgico em outras áreas médicas. Esse é o novo desafio, e iremos vencê-lo,” destaca o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho.