07 DEZ 2011
Associação nacional de “comércio justo” é lançada em Varginha
Será lançada em Varginha nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, a Associação da Organização Fairtrade do Brasil. A idéia é que a entidade reúna todos os grupos que fazem parte da certificadora internacional para exercer maior influência junto à sede da instituição, na Alemanha. “A Prefeitura de Varginha apóia essa iniciativa tão importante para o agronegócio inspirada no princípio do complience, que prega a ética em todas as frentes de negócio”, afirma o secretário Municipal de Indústria, Carlos Airton Martins.

De acordo com o presidente da associação, Guido Reguin Filho, a rede Fairtrade tem presença em todo o mundo com o objetivo de estimular produtores agrícolas socialmente responsáveis e sustentáveis. A princípio farão parte da recém-criada associação 16 grupos de produtores de café certificados pela Fairtrade e alguns representantes de outras culturas, como banana e manga.

Um dos principais benefícios de se tornar um produtor que faz parte do “comércio justo” (tradução do nome em inglês) é que o produto é comercializado por um preço acima do praticado no mercado. O valor excedente é revertido para o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais na comunidade de produtores.

Conforme exemplifica Reguin Filho, cada libra da saca de café dos produtores Fairtrade é vendida por R$ 0,20 a mais do que a cotação na Bolsa de Nova Iorque. A rentabilidade adicional é utilizada para construir creches ou promover alguma ação de preservação do meio ambiente.

“Queremos divulgar a importância de se participar de uma certificação como essa, pois ela é bastante reconhecida no exterior, mas isso não ocorre no Brasil”. Com maior representatividade nacional, o presidente pretende aumentar a influência dos grupos brasileiros, que hoje apenas obedecem às determinações da organização central.

Participarão da solenidade da próxima sexta-feira o secretário municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico de Varginha, Carlos Aírton Martins; o presidente do Centro de Café de minas Archimedes Coli Neto; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; e o prefeito de Andradas, Ademir dos Santos Peres.

Evento: lançamento da Associação da Organização Fairtrade do Brasil
Local: Auditório da COCCAMIG
Endereço: Alameda do Café, nº 1000, bairro Jardim Andere.