13 DEZ 2011
Varginha ganha Prêmio Gentileza Urbana 2011

As arquitetas Anita Di Marco e Eneida Ferraz Cruz, com a exposição itinerante NOSSO PATRIMÔNIO VAI ÀS ESCOLAS realizada nas escolas públicas e privadas de Varginha, foram as vencedoras do Prêmio Gentileza Urbana 2011, promovido anualmente pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, A exposição foi proposta como gentileza ao IAB, por ocasião do 3 Fórum Mestres e Conselheiros. Nesta ocasião, as arquitetas apresentaram, entre outras, uma comunicação a respeito dessa exposição.  A premiação será no dia 15 de dezembro de 2011, em Belo Horizonte. Realizada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha-CODEPAC, a exposição teve apoio da Fundação Cultural do Município de Varginha e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Segundo as arquitetas, conselheiras do CODEPAC à época, é sempre importante o reconhecimento desse tipo de trabalho, por auxiliar na divulgação do patrimônio cultural e para que outras iniciativas similares continuem pelo país afora. Os esforços para a conquista de uma cidade melhor não só podem como devem partir também dos simples cidadãos, moradores de nossas urbes, arquitetos ou não, funcionários de órgãos públicos ou não, em uma iniciativa de cidadania. A cidade é nossa casa maior e, segundo Jane Jacobs, autora do livro Morte e Vida das Grandes cidades, "as cidades tem capacidade de oferecer algo a todos, mas só porque e quando são criadas por todos”. O Prêmio Gentileza Urbana, como referência e exemplo de prática urbana cidadã, foi lançado pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-MG, em 1993, visando estimular iniciativas diversas, urbanísticas, arquitetônicas, paisagísticas ou até mesmo gestos e atitudes, de pessoas físicas ou jurídicas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida urbana, (re)criando a cidade mais amável, aprazível e humana, entendendo-se cada uma dessas iniciativas como uma gentileza urbana às cidades e aos cidadãos.  Aos poucos, essa premiação, que agrega aspectos relacionados à cidadania, tem sido adotada por outras cidades brasileiras.

A premiação de 2011 será feita na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, no Museu Histórico Abílio Barreto, na capital mineira.