14 DEZ 2011
Projovem forma primeira turma em Varginha

Cerca de 60 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem Urbano), iniciativa do governo federal e que no município é gerido pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad) e Secretaria Municipal de Educação (Seduc) receberam o certificado de conclusão de curso nesta terça-feira (13). A solenidade aconteceu no auditório do Propac II, na Vila Barcelona, às 19h.

Esta é a primeira turma do Projovem em Varginha. Os alunos iniciaram o curso em outubro de 2009 e o programa teve duração de 18 meses com aulas na Escola Municipal José Camilo Tavares. Junto com o Ensino Fundamental, os estudantes participaram de dois cursos profissionalizantes: telemática e pequenos empreendimentos rurais. O aluno que entregou os trabalhos mensais e teve frequência de 75% recebeu ainda auxílio de R$ 100 por mês. As avaliações finais do Projovem foram realizadas nos meses de abril e junho.

“Estou muito feliz porque eu tinha desanimado de estudar. Quando fiquei sabendo do Projovem, pensei, tenho que aproveitar e deu tudo certo. Agora a minha meta é continuar a estudar para conseguir um emprego melhor”, disse a formanda e auxiliar de limpeza de 31 anos, Lucimara Morais.

O Projovem foi concebido pelo governo federal, como uma intervenção de caráter emergencial, destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo e que tem necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. Além da conclusão do Ensino Fundamental, ele ainda prevê a qualificação profissional, com certificação de formação inicial; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e ainda a ampliação do acesso dos jovens à cultura. O programa atinge a faixa etária de 18 a 29 anos.

A solenidade de formatura contou com uma apresentação especial da música “O Grande Salvador”, cantada pela aluna Fernanda Aparecida Peres. Os professores também estiveram presentes juntamente com a diretora da Escola Municipal José Camilo Tavares, Márcia Saleze, o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Nivaldo de Matos Vicente, e o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. “Varginha vive um momento especial de atração de novas empresas. Com isso os alunos que forma aqui hoje terão novas oportunidades e capacitação para suprir estas novas vagas”, comentou. O interlocutor do Projovem em Varginha é o diretor da Guarda Municipal, Miguel José de Lima.