14 DEZ 2011
Varginha tem o melhor PIB do Sul e Sudeste de Minas

Cidade produziu mais de R$ 3 bilhões em 2009, avançou três posições no ranking estadual e ocupa o 11º lugar entre 853 municípios, de acordo com o IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas) de Varginha, em 2009, foi de R$ 3,046 bilhões. O município ficou em 11º lugar entre as 853 cidades de Minas Gerais, avançando três posições em relação ao levantamento de 2008. O PIB dos Municípios Brasileiros foi divulgado nesta quarta-feira (14/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A soma das riquezas produzidas coloca Varginha em primeiro lugar entre as cidades localizadas no Sul e no Sudeste do Estado, conforme a metodologia adotada pelo IBGE. Além disso, Varginha ficou na 153º no País. A cidade superou Poços de Caldas, que, em 2008, figurava em 13º lugar em Minas, enquanto Varginha figurava na 14ª posição. Poços ocupa a segunda posição nas regiões Sul e Sudeste, com R$ 2,818 bilhões.

Em 2009, o PIB per capita de Varginha foi de R$ 25.014 mil, enquanto o de Poços de Caldas foi de R$ 18.609. A média nacional foi de R$ 16.918, envolvendo os 5.565 municípios brasileiros. Menos de 15% deles têm PIB per capita acima da média nacional. Ao mesmo tempo, metade das cidades fica abaixo de R$ 8.395, ou 49,6% da média. E três quartos têm PIB per capita menor do que R$ 13.317.

O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha atribui o crescimento da cidade aos investimentos da iniciativa privada, que tem feito novos empreendimentos e buscado expandir seus negócios. “A prefeitura cria as condições para que isso aconteça, pois investimentos trazem empregos e geram receita para as famílias e para a cidade”, afirma. Corujinha destaca o esforço para qualificar a mão de obra, com a instalação do Cefet, além da presença das unidades do Sistema S e de cinco universidades.

Varginha é destaque na abertura de novos empreendimentos, segundo dados do governo estadual que apontam o município como o primeiro no Sul de Minas. De acordo com o prefeito, os números serão ainda melhores em 2010 e 2011, período em que Varginha recebeu novas indústrias e o agronegócio viveu forte expansão. O cenário, de acordo com o prefeito, será ainda mais positivo nos próximos anos, após a instalação plena de três novos Condomínios Industriais. “Temos que torcer para que a crise internacional não afete tanto o Brasil, como aconteceu em 2008”, afirma Corujinha.

Ainda segundo o IBGE, cinco municípios concentravam quase um quarto do PIB brasileiro em 2009. São eles: São Paulo (12%), Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (4,1%), Curitiba (1,4%) e Belo Horizonte (1,4%), que somavam 12,6% da população nacional.

Um município baiano, São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, alcançou o maior PIB per capita (R$ 360.815,83). Segundo o IBGE, a explicação está no fato de a cidade abrigar a segunda maior refinaria em capacidade instalada de processamento de petróleo do País e uma população de apenas 31.699 habitantes.