15 DEZ 2011
Prefeitura constrói novas faixas de pedestre elevadas

Oito faixas já foram construídas na cidade

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub), amplia a construção de faixas de pedestre elevadas. A avenida São José recebe a instalação das faixas durante essa semana. Somente no local, serão cinco pontos que começaram a ser trabalhados essa semana. A Sosub começou os trabalhos há dois meses quando foi feita a primeira faixa na praça João Pessoa. Depois disso, mais sete faixas foram construídas, sendo uma na avenida Doutor Mário Frota, no Sion, e seis na avenida dos Imigrantes.

A faixa elevada antecipa o projeto de mudança do trânsito na região central de Varginha. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Prado, o objetivo é melhorar a acessibilidade na travessia das ruas, além da mobilidade urbana. “Juntamente com os benefícios que a faixa elevada traz diretamente, a ação também oferece mais segurança para a população, pois funciona como um redutor de velocidade para os veículos”, explica.

Segundo o secretário, além da avenida São José, as próximas faixas serão construídas em outras vias da área central: avenida Rio Branco, rua Presidente Antônio Carlos e rua Delfim Moreira. “Nestes três locais está planejada a instalação de 12 faixas”, ressaltou Flávio. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) alerta a população que trafega pelas ruas e avenidas que possuem a faixa, pois as placas de sinalização apontam a existência da mesma e o limite de velocidade dos veículos.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” afirma que as intervenções no trânsito se tornaram necessárias devido ao grande volume de veículos nas ruas. “São mudanças que beneficiarão motoristas, pedestres e comerciantes. A acessibilidade é uma preocupação constante da administração. Em pouco tempo da instalação das faixas, já se percebe que os motoristas estão mais educados, pois muitas vezes vemos que quando chegam na faixa eles estão dando preferência para os pedestres”, comentou.