19 DEZ 2011
Crianças da Casa Lar ganham festa de Natal

No último sábado (17), as cerca de 40 crianças e adolescentes assistidas pelo projeto social Casa Lar, realizado pelo governo federal em parceria com a Prefeitura de Varginha, ganharam antecipadamente presentes de Natal. Organizada pela Guarda Municipal, a festa foi no ginásio da Escola Municipal José Camilo Tavares.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” recebeu as crianças da Casa Lar e destacou a iniciativa da Guarda Municipal pela integração com os projetos sociais. “Aqui celebramos a solidariedade presente em inúmeras ações desenvolvidas pelo governo e parceiros. Nosso compromisso de garantir um ambiente familiar e acolhedor a esses pequenos e jovens cidadãos é diário, hoje, celebramos a alegria e esperança de cada um deles,” destacou o prefeito.

Os agentes da Guarda Municipal são parceiros do projeto, e por isso, tomaram a iniciativa de adotarem as cartinhas escritas pelas crianças em 2011. Segundo a guarda municipal Alessandra Cristina Monteiro Blanco, o objetivo foi acolher e alegrar os assistidos. “É muito gratificante oferecer a essas crianças e jovens um momento de integração como esse”, comentou a agente da GM.

A programação contou com surpresas. O coral das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) cantaram músicas natalinas, os adolescentes do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA) que realizaram show de música popular brasileira. Outra apresentação artística foi realizada pelo projeto Despertar de Ginástica Rítmica desenvolvido com recursos do município por meio da Fundação Cultural do Município.

O ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel que surpreendeu as crianças e adolescentes. “É lindo ver nos olhos deles a ansiedade por esse momento, que além de colocá-los em contato com a sociedade, também os permite vivenciar uma data mágica para todo o ser humano”, ressaltou a mãe social Cristiele Miranda Bueno.

Após a entrega dos presentes, o grupo de pagode Novidade formado por adolescentes criados pelas mães sociais do projeto agitaram a confraternização. “Em parceria com a administração municipal buscamos garantir os direitos dessas crianças e jovens, e para encerramento do ano, celebramos o Natal com essa grande família que é o projeto Casa Lar”, afirmou o diretor da Guarda Municipal José Miguel de Lima.

Casa Lar – Em Varginha, as cinco Casas Lares são monitoradas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad). São aproximadamente 40 crianças e adolescentes beneficiados que recebem das mães sociais os cuidados com alimentação, higiene, saúde, educação. O objetivo maior do trabalho é construir um ambiente sócio-familiar baseado em relações afetivas que se aproximem da melhor forma de uma família, atendendo às necessidades individuais de cada morador da casa.