05 JAN 2012
Comic divulga projetos culturais aprovados para 2012

Prefeitura valoriza cultura com a liberação para a captação de R$ 585,2 mil

O Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic), através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, divulgou a lista dos projetos culturais que foram aprovados para a captação de recursos no ano de 2012. Através da lei, o Município permite que até 3% da receita total anual da Prefeitura no ano anterior, proveniente do ISSQN e do IPTU, sejam disponibilizados para projetos culturais, sendo que para 2012 o valor chega a R$ 585,2 mil.

De acordo com o presidente do Comic, Renato Alves, os autores das iniciativas culturais apresentaram o projeto com toda a documentação e agora, após a aprovação, podem captar os valores junto a pessoas físicas e jurídicas. “Em vez de pagar o imposto municipal (IPTU ou ISSQN), o patrocinador destina 50% para o projeto cultural e tem sua marca divulgada”.

Foram aprovados 30 projetos ligados às mais diferentes manifestações culturais, como música, teatro, dança, cinema, entre outras. “Sabemos da importância da cultura como meio de transformar a sociedade com um trabalho social muito valioso. Varginha é uma das cidades que mais investe neste tipo de iniciativa em Minas e, com o trabalho do Comic e o apoio da prefeitura, temos eventos culturais de qualidade durante todo o ano”, disse o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

A diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro, disse que o objetivo é promover a cultura com possibilidade de acesso para toda a população. “O Comic faz um trabalho criterioso de análise dos projetos e a fundação, durante todo o ano, oferece o apoio, junto com a prefeitura, para as realizações das iniciativas”.

Projetos aprovados pelo Comic
Maranatha Arte e Educação;
Minas Dance Festival – 3ª Edição;
IX Festival Artístico de Ginástica de Varginha;
Casa da Capoeira – 2ª Edição.