09 JAN 2012
Companhias de Reis fazem grande festa no centro de Varginha

Milhares de pessoas acompanharam evento tradicional

Bandeiras, marungos, música e muita fé comandaram a grande festa realizada com a participação das 13 companhias de santos reis de Varginha no último domingo (8). Milhares de pessoas acompanharam o encontro comemorativo das Folias de Reis com a missa celebrada na Igreja Matriz e, em seguida, no desfile pela avenida Rio Branco e as apresentações na Concha Acústica.

O evento realizado pelo Instituto Artetude, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural e a Lei de Incentivo à Cultura, encerrou as Folias de Reis neste ano de 2012. “Todos os anos eu recebo o pessoal da folia em casa quando eles passam pela rua e acho lindo esse encontro com todo mundo reunido”, disse a aposentada Maria Aparecida de Souza, moradora do Barcelona.

As comemorações começaram na missa especial na Igreja Matriz. No momento de fé, as companhias se uniram e receberam a bênção que abriu a caminhada pela Rio Branco até a chegada na concha. Houve apresentações das companhias: São Lázaro, Lenço Preto, Família Assis, Cardoso e Amigos, Imaculada Mãe dos Anjos, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Mont Serrat, São Marcos, Rei dos Reis, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, São João e Família Ferreira.

“Cada ano que passa as companhias de reis de Varginha estão mais organizadas. O trabalho começa em cada bairro e a prova da organização e da dedicação dos participantes está neste evento no centro da cidade”, disse o vereador Rogério Bueno. Para abrir as apresentações na concha, o público assistiu a um número especial das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com a Companhia de Reis Mirim Canto e Encanto. Em seguida, foi a vez da Companhia Teatral Raio de Luz encantar a plateia com a peça que contou a história dos reis magos sob a direção de Claudinei Silva e Nilza Ferreira.

Ano especial – As Folias de Reis neste ano de 2012 tiveram destaque não só nas ruas dos bairros e na apresentação final na concha, mas também na televisão, pois a A TV Princesa apresentou um documentário com vinte minutos de duração sobre o Encontro de Folias de Reis em Varginha. O programa foi ao ar no último dia 5 de janeiro. “A prefeitura incentiva essas apresentações culturais, porque elas são parte de uma tradição popular. Há bairros com quatro, cinco companhias que existem há mais de 50 anos, é uma cultura que passa de geração em geração e não pode ser perdida”, disse o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro lembrou que as Folias de Reis são realizadas através da Lei de Incentivo Cultural. “O prefeito Eduardo Carvalho ‘Corujinha’, entendendo a importância das tradições culturais, possibilita que empreendedores de Varginha realizem seus projetos culturais de forma democrática e acessível”.