16 JAN 2012
Varginha ganha nova sinalização turística

Quem andar pelas ruas de Varginha vai notar que foram implantadas novas placas de sinalização turística em vários trechos da cidade. O trabalho foi iniciado na última semana através de projeto do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com apoio a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setec). Serão instalados 120 totens em diversos pontos do município, contemplando todos os segmentos do turismo, como lazer, cultura, esporte, negócios, hospedagem e alimentação.

Os totens são um meio moderno de comunicação e orientação usado em muitas cidades do mundo como forma de identificar as potencialidades turísticas com uma linguagem visual de fácil entendimento. Os que estão sendo instalados em Varginha possuem três tamanhos, 1,5 metro, 2 metros e 2,5 metros. De acordo com o presidente do Comtur, Vinícius Amantea, a sinalização vai beneficiar os pontos turísticos que possuem o selo municipal de turismo e que participam do projeto da Redetur (Rede de Negócios Turísticos de Varginha).

“O turismo em Varginha se torna mais profissional a cada dia. Este é mais um importante passo que incrementa os trabalhos e dá notoriedade para os negócios e opções de turismo do município”, comentou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. O investimento inicial na sinalização é de R$ 43 mil e tem origem na captação de recursos originadas pelo ICMS Turístico, no qual Varginha faz parte. “É importante que tanto os turistas, quanto os próprios varginhenses, tenham esse tipo de serviço que além de divulgar o que o município oferece, faz com que o turista chegue ao ponto desejado com facilidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Henrique Lemes.

Segundo dados do Comtur, nos últimos dois anos a taxa de ocupação nos hotéis da cidade aos finais de semana teve um aumento de 40%. “Junto ao turismo de negócios de Varginha, o município agora mostra vocação para o turismo de lazer, esporte e cultura, e a comprovação disso é a taxa de ocupação nos hotéis”, afirmou o presidente do Comtur.

Redetur – A Rede de Negócios Turísticos é uma série de ações gratuitas de promoção dos serviços turísticos de Varginha. Ela é dividida em etapas, com cursos segmentados, palestras, fortalecimento do projeto, catálogo de serviços turísticos de Varginha e, aliado a isso, os envolvidos são contemplados gratuitamente em ações de divulgação e profissionalização do turismo em Varginha, como os totens que começam a ser instalados e o Alô Turismo.

ICMS Turístico - Varginha está entre os 63 municípios mineiros contemplados com os recursos do ICMS Turístico em 2012. Pelo segundo ano consecutivo, o município está na seleta lista divulgada pelo governo estadual. Neste ano de 2011, Varginha recebe cerca de R$ 120 mil que complementam os investimentos realizados pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Setec). O objetivo do ICMS Turístico é descentralizar os recursos com repasse direto para os municípios. Para se ter direito a ele, o município deve possuir, entre outras exigências, o Conselho Municipal de Turismo. Em Varginha, ele existe (conhecido como Comtur) e auxilia na realização das atividades turísticas realizadas em conjunto com a prefeitura.