19 JAN 2012
Prefeitura monta força-tarefa para reparar danos causados pela chuva

Trabalho de recuperação já começou na Plínio Salgado

Durante a forte chuva no final da tarde desta quarta-feira (18) o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” determinou que as secretarias municipais se dividissem em equipes para uma força-tarefa no município. Quatro equipes da Prefeitura de Varginha, com o apoio da Guarda Municipal, estavam nas ruas e nos pontos considerados mais críticos para auxiliar as famílias num trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Segundo o secretário municipal de Administração, Guilherme Maia, a situação está controlada. “Acionamos as secretarias competentes e no momento da chuva as equipes já estavam nas ruas. Fizemos, na mesma hora, o contato com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Os guardas municipais fizeram um trabalho direto com as famílias”, disse o secretário.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Raimundo Zaiden, disse que a prefeitura se mobilizou para uma ação emergente. “Acionamos com muita agilidade uma equipe de socorro que esteve de prontidão durante a noite. Com a estiagem vamos levantar os danos e priorizar os reparos mais emergentes”, afirmou Zaiden.

Na manhã desta quinta-feira (19) a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos iniciou os trabalhos na avenida Plínio Salgado, no bairro Bom Pastor. As ações continuam com a prioridade de atender os pontos que atingem diretamente a população.

Serviço - A Prefeitura de Varginha, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), orienta a população sobre cuidados especiais neste período chuvoso. Segundo dados do setor, as doenças mais comuns devido às enchentes são a leptospirose (transmissão pelo contato da mucosa ou da pele com cortes ou arranhadura, com água ou lama contaminada por urina de animais infectados, hepatites A e E (transmissão fecal ou oral), doenças diarreicas (ingestão de alimentos ou água contaminados), tétano, traumas e lesões.

A atenção ainda deve ser redobrada no caso da dengue, já que o acúmulo de água parada é propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com a Semus as principais dicas para que se evite maiores transtornos são: evitar andar com os pés descalços em água de enchente. Se necessário, usar luvas e botas de borracha evitando o contato da pele e de ferimentos com água da enchente; não consumir alimentos que tenham sido contaminados pela água em regiões alagadas; não deixar que as crianças brinquem com água parada ou nas enxurradas.

CUIDADOS COM A ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

- Durante uma inundação, é possível que a água não esteja em condição adequada de consumo, exigindo, dessa forma, procedimentos básicos para garantir a qualidade.

- A ingestão de água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias.

- Sempre filtre e ferva a água antes de beber. Caso não possa fervê-la, trate a água para consumo com hipoclorito de sódio 2,5%. Para cada litro de água que for beber, adicione duas gotas de hipoclorito de sódio e deixe repousar por 30 minutos. É importante respeitar esse tempo de repouso para eliminar a bactéria. Nunca use açúcar para limpar a vela do filtro;

- A água de poços, bicas, minas e córregos pode ser contaminada pelo esgoto, principalmente em situações de chuvas fortes ou enchentes. Evite consumi-las.

- Evite o uso de água não tratada.