20 JAN 2012
Duzentos agentes da Saúde orientam população no período chuvoso
Duzentos servidores da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão espalhados no município em uma grande ação de orientação e prevenção no período chuvoso.  Após a forte chuva da última quarta-feira (18), o prefeito Eduardo Carvalho "Corujinha" determinou que a Semus desenvolvesse um trabalho específico e preventivo para evitar doenças que podem ser ocasionadas pela água da chuva.

Nesta quinta-feira (19), o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, juntamente com as equipes de saúde, visitou os pontos mais críticos do município para realizar o levantamento e o planejamento das ações. No início da manhã desta sexta-feira (20) o secretário se reuniu com os coordenadores dos setores de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde da Família (PSF) para o início do plano de ações.

Foram acionados cerca de 200 agentes dos PSF's, de endemias e da Vigilância Sanitária para passar pelas casas onde a água da chuva invadiu durante o temporal. "O objetivo é evitar que surjam doenças. Vamos auxiliar no trabalho de limpeza e, principalmente de orientação. Os agentes do PSF vão entrar nas casas e ver os principais problemas, em alguns casos encaminhar o cidadão para os diferentes setores da prefeitura ou unidade de saúde, os agentes de endemias vão enfocar o trabalho contra a dengue e os da Vigilância Sanitária passarão pelos estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda de alimentos", disse o secretário.

Os envolvidos no mutirão levam água sanitária para o trabalho de limpeza dentro das casas atingidas pela água. O morador deve utilizar a água para o consumo (duas gotas de água sanitária para um litro de água), para lavar os alimentos (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água) e para a limpeza (um litro de água sanitária para quatro litros de água).

Para assegurar os serviços à população, a prefeitura divulga os telefones para o atendimento direto ao munícipe em caso de chuva: Secretaria Municipal de Saúde (3690-1365); Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (3690-2064); e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (3690-2081).