25 ABR 2024
Varginha se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios
A cidade de Varginha aparece no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 (RCM/ 2023). No sul de minas, é a segunda mais bem colocada e figura na 59ª posição entre as 100 melhores do país.

O RCM é um sistema de avaliação da administração pública realizado desde 2020 pela organização não governamental (ONG) Centro de Liderança Pública (CLP). A ONG analisa dados públicos disponíveis de 410 municípios brasileiros, os que têm população superior a 80 mil habitantes, sendo 46 no Estado, e traça uma avaliação em três dimensões: instituições, sociedade e economia.

As três dimensões do estudo são compostas por 13 pilares, que, por sua vez, reúnem 65 indicadores em que os municípios são avaliados. Na dimensão “instituições”, os pilares são a sustentabilidade fiscal e o funcionamento da máquina pública.

Na segunda dimensão, “sociedade”, são sete pilares: acesso à saúde; qualidade da saúde; acesso à educação; qualidade da educação; segurança; saneamento; e meio ambiente. E em economia, a terceira dimensão do ranking de competitividade, são quatro pilares: inserção econômica; inovação e dinamismo econômico; capital humano e telecomunicações.

Varginha: 2ª colocada no pilar sustentabilidade fiscal

Diversas cidades de Minas Gerais estão entre os cinco principais destaques nos pilares do Ranking de Competitividade de 2023. Varginha, no Sul de Minas, apareceu como segunda colocada no pilar sustentabilidade fiscal, dentro da dimensão instituições. O município teve grande destaque em taxa de investimento, alinhado ao bom desempenho e avanço em despesa com pessoal e endividamento. A cidade também ganhou, recentemente, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Empreendedorismo na Escola.

Para o Prefeito Vérdi, os números refletem o que a administração tem feito pela cidade. “Não paramos de trabalhar nem mesmo em cenários difíceis, como foi o da pandemia. Varginha cresceu como nunca nos últimos anos e se destacou como uma das melhores cidades para se morar, trabalhar e investir. Estamos felizes com os resultados e continuaremos trabalhando para manter nossa cidade sempre entre as melhores”, concluiu.

O vice-prefeito reforçou que o trabalho não pode parar. “Construímos muitas vitórias nos últimos anos e estamos colhendo bons resultados. Nossa Varginha hoje é uma cidade destaque em educação, emprego, turismo e tecnologia. Parabéns a administração que não mede esforços para alavancar nossa cidade. Vamos continuar trabalhando porque Varginha não pode parar”, salientou.