16 NOV 2009
Conferência vai indicar propostas culturais para Varginha

Começa às 8h desta terça-feira (17) a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento vai definir as políticas públicas para a cultura de Varginha. O tema geral é “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. A conferência é aberta à população. Será realizada de 8h às 17h, no Pólo Regional de Atendimento ao Professor (antigo Centro de Referência do Professor, à avenida Benjamin Constant, nº 280). Estão convidadas todas as pessoas ligadas à cultura.

Temas

A conferência é dividida por eixos temáticos. Cada assunto será apresentado por uma pessoa e, em seguida, será debatido por todos. A professora e integrante do Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic) Vera Boechat vai falar sobre “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”. A tradutora e arquiteta Anita di Marco vai apresentar o tema “Cultura, Cidade e Cidadania”. O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Francisco Romanelli, vai abordar “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”. O maestro, produtor cultural e diretor de Eventos Artísticos da Fundação Cultural de Varginha, Rosildo Beltrão, vai defender o eixo temático “Cultura e Economia Criativa”. O diretor do Museu Municipal, Cláudio Martins, vai falar sobre “Gestão e Institucionalidade da Cultura”. Em seguida, serão eleitas as propostas para a cultura de Varginha. Ao final serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em dezembro em Belo Horizonte. Eles vão apresentar e defender as propostas mineiras em âmbito estadual. Em BH serão escolhidos os delegados mineiros, para representação junto à 2ª Conferência Nacional da Cultura que será realizada em março de 2.010, em Brasília.

A Conferência Municipal de Cultura é realizada pela Prefeitura de Varginha através da Fundação Cultural de Varginha, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores. Mais informações através do Departamento de Eventos da Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690-2700.