04 DEZ 2009
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta-se em Varginha; Será a única apresentação em Minas

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto fará uma apresentação gratuita em Varginha, dentro do Projeto Concertos Natalinos OHL Brasil. Será na noite da sexta-feira, dia 18 de dezembro, na Concha Acústica Mariângela Calil. O repertório, escolhido pelo maestro da Orquestra, Cláudio Cruz, traz aos espectadores o melhor da música erudita e popular, com obras de Tchaikovsky, Mozart, Villa-Lobos e Tom Jobim. Com 50 músicos, é a segunda mais antiga orquestra em atividade no Brasil. A gerente-administrativa da Orquestra, Ana Cláudia Basso, espera uma temporada memorável. “A expectativa é de muito público e sucesso, faremos o possível para que o evento seja especial”, conclui Basso. A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, comemora. “Depois de muita negociação e esforço do prefeito Eduardo Corujinha, conseguimos a vinda da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto para Varginha. É uma das mais importantes do país e vai fazer uma apresentação de alto nível para a população. Temos a certeza de que a população vai comparecer em peso, pois não é todo dia que uma cidade conta com uma orquestra sinfônica na praça, de graça”. O Projeto Concertos Natalinos OHL Brasil é uma realização da EPTV e Prefeitura de Varginha, com produção da Fundação Cultural do Município e patrocínio da OHL Brasil.

Histórico

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1938 pelo alemão Marx Bartsch (1888-1970). Atualmente é regida pelo maestro Cláudio Cruz, vencedor do Melhor Álbum Clássico do Grammy Latino de 2002, com o disco “Adiós Nonino – Quarteto Amazônia Toca Astor Piazzolla”, cuja instrumentação contou com os músicos Cláudio Cruz, Alceu Reis, Igor Sarudiansky e Horácio Shaeffer.

Já participaram de concertos da Orquestra solistas do porte de Nelson Freire, Jacques Klein e Trio Brasileiro, além de artistas nacionais como Naná Vasconcelos, Dorival Caymmi, Yamandú Costa, Leo Gandelman, Ivan Lins e Toquinho. A sinfônica é gerida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão e manutenção do grupo. A orquestra se apresenta em duas séries regulares: “Concertos Internacionais”, com solistas convidados de renome nacional e internacional, e “Juventude tem Concerto”, que visa à formação de público e abre espaço a solistas jovens e músicos da própria orquestra.