14 DEZ 2009
Definidos shows do Natal e da virada do ano em Varginha

A banda Monte Livre é uma das atrações do Natal da Solidariedade e do Reveillon da Paz (Foto: Didi Fotógrafo)

Bandas de Varginha serão a principal atração do Natal Solidário e do Reveillon da Paz deste ano. A ideia é valorizar os grupos locais, fortalecendo a cultura da cidade.

O tradicional Natal da Solidariedade, em sua nona edição, será realizado no Estádio Municipal. É oferecido churrasco, brinquedos para a criançada, além de brindes do comércio local e aparelhos de televisão que a EPTV doa para serem sorteados. O ponto alto da festa é a chegada do Papai Noel, de helicóptero. As atrações musicais começam às 10h e prosseguem até 14h. Já confirmaram presença: Sambalanço, Monte Livre, Rafael e Letícia e o grupo Diamba.

Virada do ano

O Reveillon da Paz aproveita um dos espaços mais bonitos de Varginha, em torno da Praça Anna Jarvis, a “Praça da Mina”. Ali é realizada a confraternização com show, serviço de bar e banheiro, e queima de fogos na virada do ano. O Reveillon da Paz já se tornou uma tradição e reúne milhares de pessoas, para comemorar a chegada do ano novo. A artesã Vilcilene Carracci Santos é de Juiz de Fora e veio para Varginha há um ano e meio. “Adorei o reveillon do ano passado, e este ano vou de novo. A queima de fogos foi a mais longa que já assisti”. Amigos e familiares de Vilcilene virão de Juiz de Fora a Varginha, para a festa do reveillon, que terá este ano as bandas Sambalanço e Monte Livre. A realização é da Prefeitura de Varginha, com organização de diversas Secretarias e Fundação Cultural do Município.

As bandas

O Sambalanço, formado pelos músicos Dinho (voz e violão), Valtinho e Bruno (percussão), Fátima (voz e violão), Túlio (baixo), Felipe (teclados) é um dos mais tradicionais e animados grupos da cidade. Tem no repertório desde samba, pop rock e MPB.

Diamba é uma banda que toca principalmente pop rock e MPB. Liderada pelo músico William (“Micoêti”), é sucesso nos principais espaços culturais da região. Já tocou mais de dez vezes na concha acústica, no projeto Canto de Praça e nos Natais dos anos anteriores.

A banda Monte Livre está na estrada há mais de cinco anos. O repertório é diversificado, mas focado no rock nacional, com forte influência da boa música brasileira, como pop rock e MPB. No repertório, Jota Quest, Seu Jorge, Tim Maia, Raul Seixas etc. A banda é formada por Omil (guitarra, violino e vocal), Gustavo “Bakaninha” (guitarra e vocais), Wellington (bateria e vocal) e Carlinhos (baixo). O grupo lança seu novo trabalho, “A Caminho das Minas” em 2010.

Letícia e Rafael foram “descobertos” durante apresentação na estação ferroviária, durante o projeto Quinta da Boa Música. Com um estilo elegante e animado, a dupla canta MPB, blues, reggae, pop rock e ainda arriscam som lírico.

A diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro, explicou que será uma oportunidade de apreciar o trabalho de músicos locais. “São profissionais que devem ser reconhecidos pela qualidade do seu som. Será um ótimo momento de Varginha prestigiar o bom trabalho deles”.