18 DEZ 2009
Varginhense que venceu concurso internacional de arte recebe prêmio

ARTE E DIREITOS HUMANOS
Melhores trabalhos ficam em exposição na estação ferroviária até 31/12

A detenta Gracie Cristina Silva, de Varginha, recebeu o certificado de primeiro lugar no Concurso Internacional de Arte, promovido pela Pastoral Carcerária Católica Internacional e Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação foi na Fundação Cultural, com a presença de autoridades e familiares da campeã do concurso. Participaram detentos de 112 países. A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, elogiou Gracie pelo talento (“Os desenhos parecem fotos, de tão bem feitos”) e afirmou que uma das principais funções da Fundação Cultural é, justamente, dar oportunidade para todas as pessoas que têm talento ou pretendem aprimorar suas capacidades artísticas. A presidente do Conselho da Comunidade, Jaqueline Ferreira, disse que o concurso serviu para evidenciar o talento de Gracie e quebrar o preconceito contra os encarcerados. O vice-prefeito Marcos Paiva Foresti cumprimentou Gracie pelo prêmio e a Fundação Cultural pelo apoio à iniciativa. O diretor do presídio, Leonardo Brocanelli, disse que o principal alvo da Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional, que assumiu a administração do presídio de Varginha há um ano) é a ressocialização dos presos. “Para o Estado seria muito fácil só manter os detentos presos. Quem cometeu um erro tem o direito de recomeçar. E, quando ele tem a oportunidade, sai da cadeia recuperado”.

Em seguida, Gracie recebeu o certificado de primeiro lugar no concurso, das mãos do vice-prefeito Marcos Foresti e da vereadora Tia Celinha, que integra a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

A artista
Além do desenho que resultou na conquista do prêmio, Gracie também faz estatuetas em sabão. Ela derrete o sabão e usa uma espátula de unah (de plástico) para moldar a figura. Ela disse que, quando sair da cadeia, pretende voltar a ser educadora (Gracie é professora e dá aula para os detentos no presídio) e trabalhar com artes.

Exposição
Os melhores desenhos que disputaram o concurso ficam em exposição no hall da Fundação Cultural (estação ferroviária) até o dia 31 de dezembro. O endereço é Praça Matheus Tavares, 121, centro. O horário é de meio-dia até 18h.