22 DEZ 2009
Programação do 9º Natal da Solidariedade em Varginha

Uma festa com quatro horas de música, sorteio de brindes, brinquedos para a criançada e churrasco, tudo de graça. É o Natal da Solidariedade, que este ano está em sua nona edição. A festa é realizada pela Prefeitura de Varginha no Estádio Municipal, com apoio da Fundação Cultural e todas as secretarias municipais. Todas as crianças, ao entrar no estádio, ganham um brinquedo. Além dos brindes do comércio local, também serão sorteados aparelhos de televisão, oferecidos pela EPTV. As atrações musicais começam às 10h e prosseguem até 14h. Já confirmaram presença: Sambalanço, Monte Livre, Raimundo Andrade, Rafael e Letícia e o grupo Diamba. O ponto alto da festa é a chegada do Papai Noel, de helicóptero. Em seguida ele dá uma volta pelo estádio de trenó e comanda a festa, do palco.

As bandas

O Sambalanço, formado pelos músicos Dinho (voz e violão), Valtinho e Bruno (percussão), Fátima (voz e violão), Túlio (baixo), Felipe (teclados) é um dos mais tradicionais e animados grupos da cidade. Tem no repertório desde samba, pop rock e MPB.

Raimundo Andrade apresenta o programa Mais Brasil, de segunda a sexta, na Rádio Melodia. Ele já gravou vários CD`s, sempre com influência das boas músicas mineira e popular brasileira, e raízes africanas.

Diamba é uma banda que toca principalmente pop rock e MPB. Liderada pelo músico William (“Micoêti”), é sucesso nos principais espaços culturais da região. Já tocou mais de dez vezes na concha acústica, no projeto Canto de Praça e nos Natais dos anos anteriores.

A banda Monte Livre está na estrada há mais de cinco anos. O repertório é diversificado, mas focado no rock nacional, com forte influência da boa música brasileira, como pop rock e MPB. No repertório, Jota Quest, Seu Jorge, Tim Maia, Raul Seixas etc. A banda é formada por Omil (guitarra, violino e vocal), Gustavo “Bakaninha” (guitarra e vocais), Wellington (bateria e vocal) e Carlinhos (baixo). O grupo lança seu novo trabalho, “A Caminho das Minas” em 2010.

Letícia e Rafael foram “descobertos” durante apresentação na estação ferroviária, durante o projeto Quinta da Boa Música. Com um estilo elegante e animado, a dupla canta MPB, blues, reggae, pop rock e ainda arriscam som lírico.

A diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro, explicou que será uma oportunidade de apreciar o trabalho de músicos locais. “São profissionais que devem ser reconhecidos pela qualidade do seu som. Será um ótimo momento de Varginha prestigiar o bom trabalho deles”.