05 JAN 2010
Revitalização da estação ferroviária foi o destaque de 2009

Diretora da Fundação Cultural avalia eventos realizados no ano passado e informa: Varginha conseguiu recursos para reformar Theatro Municipal Capitólio

A revitalização do imóvel da estação ferroviária, onde hoje está sediada a Fundação Cultural de Varginha, foi considerada pela diretora-superintendente da Fundação, Paula Andréa Direne Ribeiro, como o grande projeto realizado em 2009. “Não apenas porque ocupamos um espaço ocioso, economizando aluguel da antiga sede da Fundação Cultural, mas também porque revitalizamos o local, transformando um imóvel histórico no novo pólo cultural de Varginha”. Em 2009 a estação ferroviária sediou lançamento de livro (Inverso Meu, da publicitária Sabrina Davanzo), shows de rock, do violeiro Chico Lobo, apresentações da Big Band de Viçosa e de músicos de conservatórios estaduais de várias cidades mineiras, concerto da Orquestra Reavivarte, e exposições culturais.

Paula Andréa também destacou a realização da Quinta da Boa Música. O projeto é realizado toda quinta-feira. “A cada semana, mais pessoas estão vindo para a estação ferroviária, para acompanhar as apresentações”. Nessa semana não haverá show, pois os alunos do Conservatório Estadual de Música de Varginha estão de recesso. Mas para o restante do mês já foram confirmados shows da dupla Rafael e Letícia e das bandas Spectral Swing e Monte Livre.

Todos os eventos comemorativos de Varginha, como a Semana da Cidade, o Dia do Trabalhador, o Natal da Solidariedade e o Reveillon da Paz, foram organizados pela Fundação Cultural, com parcerias de secretarias municipais, principalmente de Turismo e Obras. A diretora-superintendente da Fundação Cultural afirma que, “não fosse a equipe da Fundação Cultural, nada disso seria possível. Apesar de todas as dificuldades que passamos em 2009, os funcionários deram o sangue e possibilitaram a realização de todos esses eventos”. Entre eles, o concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Varginha foi a única cidade mineira que recebeu a orquestra. E também o Museu Itinerante Rabobank, quando foram expostas 40 obras de artistas como Monet, Van Gogh, Portinari e Tarsila do Amaral. Alunos de todas as escolas públicas de Varginha visitaram o museu.

Outra iniciativa importante foi a Conferência Municipal de Cultura, quando foram delineadas propostas para a cultura da cidade. Também foram eleitos três delegados que representaram Varginha na conferência estadual.

Capitólio

Entre os projetos previstos para 2010 Paula Andréa destaca a reforma do Theatro Municipal Capitólio. “Através de emenda do deputado federal Odair Cunha foram liberados recursos da ordem de R$ 548 mil para a obra. A contrapartida da prefeitura será de R$ 102 mil. Além da reforma, há a questão da acessibilidade. Vamos adaptar o teatro para cadeirantes, ampliar banheiros e colocar rampas”.

Cidades Culturais

Varginha será a primeira cidade brasileira a receber o projeto da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Ministério da Cultura. O objetivo é realizar ações para estimular o desenvolvimento regional da cultura, do turismo e, consequentemente, da economia. De 18 a 23 de janeiro será ministrado curso de capacitação de agentes culturais na sede do Propac (rua da Maçonaria, Vila Bueno). O curso terá três eixos: marketing para projetos e ações culturais, desenvolvimento e sustentabilidade e empreendedorismo cultural. No dia 23 de fevereiro haverá o lançamento oficial do projeto, com a presença do ministro da Cultura Juca Fereira. “O vice-prefeito de Porto Alegre também estará presente, pois ele quer que a cidade seja a segunda a receber o projeto Cidades Culturais”, explica Paula Andréa.

Outra iniciativa enfatizada pela diretora da Fundação Cultural é o circo do ator Marcos Frota. Será de 14 a 28 de janeiro, no estacionamento do Estádio Municipal, com ingressos de R$ 5 a R$ 20.