11 JAN 2010
Encontro de Folias de Reis reúne milhares de pessoas em Varginha

Em uma demonstração de fé e cultura popular, mais de 3 mil pessoas passaram pela Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e Concha Acústica Mariângela Calil, neste domingo (10). Foi o 2º Encontro de Folias de Reis de Varginha, que teve a participação de 12 Companhias.

O evento foi realizado pelo Instituto Cultural Artetude, com apoio da Fundação Cultural do Município e Secretaria Municipal de Turismo. A programação começou às 15h, com missa presidida pelo padre Felipe Dalségio, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

Às 16h30 as Companhias de Reis subiram em procissão até a concha acústica, com apoio da Guarda Municipal.

Na concha a cerimônia foi aberta com a encenação do nascimento do Menino Jesus, em um presépio vivo formado por atores do Grupo Maranatha de Art Global. Em seguida, cada Companhia cantou durante 15 minutos e saudou o Menino Jesus.

Apresentaram-se as companhias Imaculada Mãe dos Anjos, Família Assis, Carvalho e Amigos, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, São Marcos, Lenço Preto, Canto e Encanto, Nossa Senhora do Mont Serrat, Cardoso e Amigos, Nossa Senhora do Rosário, e São João Batista.

Ao final, o prefeito em exercício Marcos Paiva Foresti e o vereador Rogério Bueno entregaram placas comemorativas para todas as Companhias. Uma placa especial foi entregue ao senhor Eurico Dalcin, que há 32 anos faz máscaras de Marungos. Ele se comprometeu a realizar uma oficina para ensinar o ofício aos mais jovens. “Eu não quero que essa tradição se perca”, disse.

Também foram entregues placas ao Comic (Conselho Municipal de Incentivo à Cultura); Fundação Cultural, representada pela diretora-superintendente Paula Andréa Direne Ribeiro; e ao secretário municipal de Turismo e Comércio, Henrique Lemes.

O Encontro de Folias de Reis é realizado através da lei municipal de incentivo cultural. O evento é organizado pelo Instituto Cultural Artetude, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural e Secretaria de Turismo e Comércio. O Artetude pretende ajudar a resgatar as comemorações populares, informa o presidente do Instituto, Raimundo Andrade. “Assim como Folias de Reis, também as Congadas e Catiras. Muitas Companhias de Reis não tinham condições de sair. Gravamos a apresentação e vamos entregar 30 cópias em DVD para cada companhia. Assim, eles terão material para apresentar a empresários, ao solicitar recursos para os próximos anos. O objetivo é contribuir para que cada companhia tenha vida própria”. (Fotos: Instituto Artetude)

11/01/2010
Encontro de Folias de Reis reúne milhares de pessoas em Varginha