01 FEV 2023
Protocolo de Manchester
Você sabia que a A UPA Varginha trabalha com o Protocolo de Manchester. Entenda melhor a classificação de risco e o porquê da espera.

O Protocolo de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento. A grande vantagem desta Triagem é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves.
Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde. O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após, o paciente é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro triador identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. Baseado nas respostas do paciente ele identificará uma cor para o risco, conforme especificado abaixo:
VERMELHO – Emergência (Paciente necessita de atendimento imediato; onde existe risco de morte. Exemplos: parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória grave, convulsão, politraumatismo grave, estado de coma, trauma cranioencefálico grave, choque (alterações circulatórias), ausência de pulso, entre outros. TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: (ZERO) MINUTOS

LARANJA – Muito Urgente É o caso em que o paciente necessita de atendimento rápido.Exemplos: infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros.
TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 10 minutos.

AMARELO – Urgente É o caso em que o paciente necessita de avaliação no Pronto Atendimento, mas não é considerado emergência, podendo aguardar os atendimentos nos casos mais graves.
Exemplos: pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 60 Minutos / 1hora

VERDE – Pouco Urgente É o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico ambulatorialmente. Exemplos: febre, vômitos, dor leve, entre outros.
TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 120 MINUTOS ( 2 horas)

AZUL – Não Urgente É o caso de menor complexidade e sem problemas recentes. Preferencialmente, deve ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente. Exemplo: controle da hipertensão, controle do diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros. TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 240 MINUTOS ( 4 horas)
Para mais informações, procure o profissional responsável pela classificação do atendimento