15 DEZ 2022
Festival Filme de Bairro oferece oficina gratuita de audiovisual em Varginha
Estão abertas as inscrições para o Festival Filme de Bairro, que acontece em Varginha nos dias 22 e 23 de dezembro. A iniciativa é destinada aos públicos jovem e adulto. Profissionais negros, de baixa renda e moradores de regiões periféricas, terão prioridade. O formulário de inscrição está disponível no site www.filmedebairro.com.br.

As oficinas serão gratuitas, divididas em três módulos de quatro horas, das 9h as 12h e de 14h as 18h. No primeiro módulo serão estudados roteiro, produção e gestão audiovisual. No segundo, captação e edição e no terceiro, direção e finalização, passando por todas as etapas estruturais de um projeto audiovisual em sua completude. O intuito é a formação audiovisual voltada para iniciação ao cinema, com foco na produção de filmes do gênero documentário, de, no máximo, quinze minutos de duração, em que o conteúdo explore a identidade cultural mineira.

Lançado em 2022, o Festival Filme de Bairro visa fomentar a produção audiovisual e o registro do patrimônio histórico material e imaterial de Minas Gerais. Até fevereiro de 2023, o Festival vai percorrer vinte cidades em diversas regiões do Estado.

É uma realização da Gesto Produtora e Secretaria de Cultura de Minas Gerais que, com patrocínio da Cemig e o apoio da Ouseria Produção e Instituto Gesto. A iniciativa é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em Varginha, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Riqueza cultural

Minas Gerais é rica em manifestações culturais - reinados, congadas, povos de terreiros, quilombos, capoeira, folias de reis - que receberam influência ou que se originaram da cultura africana no Brasil. Essas manifestações, conhecidas como afro mineiridades, acontecem desde os tempos coloniais até a atualidade e contribuem para a manutenção da identidade mineira. Desta maneira, o registro em forma de documentário, é de suma importância para garantir a memória de nossa cultura popular.