15 DEZ 2022
Fundação Cultural promove Encontro Capoeira + Patrimônio neste sábado
Neste sábado (17/12), a partir das 10h, os grupos de Capoeira de Varginha vão se reunir no Encontro Capoeira + Patrimônio. O evento, que acontecerá no Ginásio Estação Cidadania do bairro Santa Maria, celebrará o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (Codepac).

Participarão do encontro a Associação Desportiva e Cultural Grupo Cativeiro Capoeira, o Centro Cultural União das Raízes, o Grupo de Capoeira Mandara, o Grupo de Capoeira Muzenza, o Grupo Nova Visão Capoeira e a Unidade Casa da Capoeira.

O evento é gratuito e aberto ao público que poderá acompanhar as apresentações e as homenagens aos mestres capoeiristas e aos grupos de capoeira.

O Ginásio Estação Cidadania fica localizado na Avenida Zoroastro Franco de Carvalho, nº 445 – bairro Santa Maria.

A iniciativa é da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, e é executado pela Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Capoeira: Patrimônio Imaterial de Varginha

No dia 23 de novembro de 2022, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (Codepac) tornou pública a aprovação do Processo de Registro do Bem Imaterial “Capoeira de Varginha – Rodas, Grupos e Mestres” como Patrimônio Cultural de Varginha. O reconhecimento aconteceu após a votação durante a 214ª sessão do Codepac para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

A Capoeira, hoje um dos maiores símbolos da cultura brasileira, propicia a agregação social em torno de um conjunto de elementos simbólicos, que é composta ao mesmo tempo de luta, dança, esporte e arte.

Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira foi praticada contra o tratamento violento a que eram submetidos. Essa luta tradicional do sul de Angola era um costume nas “capoeiras” que eram conhecidas como terrenos de mata rala.