10 MAI 2022
Leonardo Ciacci acompanha obras de revitalização do Parque São Francisco

O Prefeito em exercício de Varginha, Leonardo Ciacci, iniciou a semana acompanhando as obras de revitalização do Parque São Francisco, que foram reiniciadas com a limpeza do seu entorno, recuperação da cerca, e limpeza e abertura das estradas e preparo para a reativação do Viveiro de Mudas.
O parque e uma das grandes riquezas naturais de Varginha. É o pulmão de Varginha da nossa cidade, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, com remanescentes de mata Atlântica e Serrado, e o maior conjunto paisagístico de Varginha, tombado pelo patrimônio público municipal”, conta Leonardo Caicci.
De acordo com Leonardo, o projeto da Prefeitura de Varginha é ainda mais amplo, e um dos objetivos é a retomada do centro de pesquisas, estudos e educação ambiental para a cidade, e faz parte do Programa de Governo da administração Védi e Leonardo.

Parque São Francisco

Tudo começou em 1976, quando uma grande área municipal de mata natural de 60 hectares, localizada no bairro São Francisco, foi declarada, por lei municipal, Parque Florestal Municipal. Em 1982, a área foi ampliada para 110 hectares e denominada Parque Florestal São Francisco de Assis, santo protetor da fauna e da flora.

Hoje, com 146 hectares, como cobertura vegetal o parque tem um misto de árvore de cerrado e de campo, com grande número de espécies nativas e madeiras de lei.

Toda essa vegetação abriga várias espécies de animais de pequeno porte e aves típicas da região. Sem dúvida, outra riqueza do parque são as inúmeras minas, formando ribeirões, que são captados e ajudam no abastecimento de água da cidade.