02 MAI 2022
Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências empossa novo membro

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (28/04), a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) empossou o jornalista, empreendedor cultural, ator, colunista social e diretor do Museu Municipal Lindon Lopes da Silva.

A solenidade de posse do novo acadêmico foi conduzida pelo presidente da AVLAC, Leandro Rabelo Acayaba de Rezende, e aconteceu no Plenário Jacy de Figueiredo da Câmara Municipal de Varginha.

Lindon Lopes passa a ocupar a cadeira nº 01, que pertencia ao artista plástico Michele Tommazi Vanzetti e cujo patrono é o poeta mineiro e professor universitário Honório Armond.

Para Leandro Acayaba, “a posse do mais novo membro, que possui respeitável atuação na área artística, irá agregar muito ao quadro da AVLAC, pois é um profissional compromissado com o desenvolvimento cultural do município”.

A cerimônia contou com a presença de acadêmicos, autoridades, familiares e representantes do setor artístico e cultural de Varginha. Dentre as autoridades, destaca-se a participação do ex-prefeito Antônio Silva; da ex-secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho; e do vereador Apoliano Rios.

A AVLAC, fundada em 21 de fevereiro de 1960, é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.

Perfil do acadêmico

Lindon Lopes da Silva nasceu em 25 de abril de 1969 em Elói Mendes, Minas Gerais, mas desde seu nascimento é residente e domiciliado em Varginha. É filho de José Lopes da Silva e Maria Conceição Deolina Silva, que atuavam nas artes circenses, no Circo Índio Brasil, sendo seu pai palhaço e sua mãe, partner, atriz e trapezista. Lindon nasceu muito pequeno, o que exigiu cuidados médicos, tendo sua família por orientação do médico Dr. José Marcos de Rezende Filho se mudado para Varginha e interrompido as atividades circenses.

Lindon é jornalista, empreendedor cultural, ator, colunista social e diretor do Museu Municipal de Varginha. Iniciou sua carreira como ator no teatro em 13 de agosto de 1987, e daquela data até o presente momento, já atuou em mais de 30 peças teatrais adultas e infantis, com milhares de apresentações em escolas, teatros, praças, em todo o Brasil. Em Varginha foi um dos pioneiros a ter o título de ator profissional sindicalizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais.

Em 1995, produziu o espetáculo “Planeta dos Espantalhos” que levou o nome de Varginha para 168 cidades de Minas Gerais com mais de 1.822 apresentações. Em 2010, o espetáculo venceu uma concorrência no Shopping Continental em São Paulo e permaneceu em cartaz com sucesso de público e crítica. Foi empreendedor do “Festival Nacional de Teatro de Varginha” que está na 14ª edição projetando os meios teatrais da cidade em todo Brasil. Produziu também inúmeros festivais de dança e poesia.

A carreira como colunista social começou em 1988 no Jornal Correio do Sul. Durante mais de 20 anos escreveu colunas para os jornais Gazeta de Varginha, Jornal do Sul de Minas, A Folha de Varginha, Jornal Momento de Minas, Jornal de Domingo, Blog do Madeira e Jornal Varginha News.

Foi presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural e diretor do Museu Municipal entre 2017 e 2018. Em 2019, foi convidado pelo prefeito Antônio Silva para tomar posse como diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, tendo sido o primeiro artista a exercer o cargo público mais elevado do setor cultural do município de Varginha. Em 2019, também ocupou os cargos de presidente do Conselho de Programação da Rádio Melodia e TV Princesa e do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), ambos ligados a Fundação Cultural.

Entre 2005 e 2011, foi presidente da Associação Artística Janet Finatti, tendo ampla experiência na elaboração de atas, aprovação das mesmas perante os órgãos públicos, Cartório, Receita Federal, etc. Atualmente, está cursando o curso de graduação em Produção Cultural, ocupa pela segunda vez o cargo de diretor do Museu Municipal e prepara para o lançamento do livro infantil de sua autoria intitulado “O Planeta dos Espantalhos” tendo como coautor seu amigo/irmão Adão Marcos Misael.