22 ABR 2021
SEDUC REALIZA REUNIÃO COM AS EQUIPES DAS ESCOLAS E COORDENAÇÃO DOS CRAS PARA FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM REDE

Buscando ampliar o diálogo, já existente, com o setor da Assistência Social, a fim de responder de maneira eficaz aos desafios impostos pela pandemia, a SEDUC realizou nesta terça-feira, dia 20, uma reunião com as equipes das escolas e Coordenação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Participaram da reunião, as Coordenadoras da SEDUC, Diretores e Orientadoras Educacionais das Escolas de Ensino Fundamental, assim como, a Coordenação Geral e os Coordenadores dos 5(cinco) CRAS existentes no município de Varginha.

Nesta reunião, foram explanados os efeitos preocupantes que a pandemia trouxe, tais como, as consequências econômicas e sociais que afetam diretamente o desenvolvimento emocional e cognitivo de toda uma geração de crianças e adolescentes.

A equipe da educação apontou os desafios encontrados e a necessidade de intensificar as ações de Busca Ativa Escolar, tanto no modelo presencial como no modelo híbrido de ensino, para que nenhuma criança fique para trás.

A coordenação do CRAS explanou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, aos usuários do serviço, no que diz respeito até mesmo as condições básicas, inclusive de alimentação.

Para os representantes dos dois setores, o trabalho intersetorial é fundamental , principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo, para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos, sobretudo o direito à educação.

Esta reunião foi a primeira de muitas que, a partir de agora acontecerão por território, onde se encontrarão as equipes do CRAS e das escolas que fazem parte daquele território para apresentação dos casos e a busca em conjunto de ações estratégicas com objetivo de minimizar os desafios encontrados.

Outra reunião neste formato, também será realizada nos próximos dias, com as equipes dos CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

A SEDUC também conta com a parceria do Setor da Saúde no desenvolvimento de importantes ações voltadas para assegurar a proteção de crianças e adolescentes, dentre elas o PSE (Programa Saúde na Escola).