26 JUN 2020
Varginha possui 5 CRAS que estão dando um show nessa pandemia
Exemplo é a TV CRAS que conquista grande repercussão

O dia de São João não passou em branco para a equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do Jardim Estrela que realizou o “Arraiá da TV CRAS” transmitido ao vivo pelo facebook - https://www.facebook.com/crasjardimestrela – (onde ainda pode ser assistido) e a repercussão e interação está sendo muito positiva, de acordo com os organizadores.

Para entender melhor

A equipe criou nessa pandemia da COVD-19 a TV CRAS que tem três programas:

- o “Jornal” que vai ao ar às sextas-feiras com informações que buscam fortalecer o vínculo da comunidade;

- o “CRAS em Casa”, às quintas-feiras;

- e o “Jardim das Estrelinhas” que abrange o conteúdo do plano de ação de forma lúdica para o público infantil, às quartas-feiras.

Trata-se de um trabalho em equipe que envolve as três orientadoras sociais Jéssica Bernardes, Laudicéia Teixeira e Vanessa Elisei que aparecem nos programas, além da auxiliar administrativo Nadábia Maia que é a “produtora” (quem filma). Elas contam com a boa vontade de um voluntário, o marido da Laudicéia, André Siqueira que se disponibilizou para fazer a edição sempre à noite, depois do trabalho. Ele é chamado carinhosamente pela equipe do CRAS de “editor-chefe”.

“De um dia pro outro, por causa da pandemia, a gente se viu sem saber como atingir o público, sentamos, ´batemos a cabeça´, decidimos usar as redes sociais e criar a TV”, conta Jéssica. Ela revela que o medo foi grande, mas a equipe decidiu estudar para saber como fazer essa comunicação através do facebook. E agora elas fazem tudo, montam os cenários, escolhem as roupas, elaboram o conteúdo e estão felizes com o resultado positivo comprovando pelas mensagens, inclusive de CRAS até de outros estados. “A gente nem vê o tempo passar e o resultado é de uma conexão surpreendente”, diz Jéssica. O trabalho conta ainda com a orientação da Equipe Técnica composta pelos assistentes sociais Evelyne Maria e Rogério Branco e o psicólogo Thiago Bellato.

Através desse novo modelo de comunicação, muitas pessoas estão entendendo como é o funcionamento do CRAS. “O CRAS, de fato, é a porta de entrada para assistência à população, é um equipamento amplo”, explica a orientadora social.

O secretário interino da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, Honorinho Ottoni enfatiza que “o CRAS atende pessoas mais vulneráveis e essa vulnerabilidade não se limita ao financeiro, mas de direito, de prevenção de riscos como um aluno que fica sem escola; portanto, é um rico equipamento que só no caso do Jardim Estrela possui cerca de 3 mil famílias cadastradas e esses novos modelos de comunicação que as equipes estão utilizando vieram pra ficar”.

O prefeito Vérdi Melo parabeniza os CRAS. “Esse é um dos modelos de prestação de serviço que temos a honra de mostrar para a população e os CRAS de Varginha estão de parabéns, cada um desenvolvendo atividades diferenciadas nesse momento de isolamento social físico, porque psicologicamente está tendo um grande envolvimento social contando com a ferramenta das redes sociais ou de outras formas; tem CRAs que fazem jardins e inspiram as pessoas a também fazer em casa utilizando como matéria-prima produtos recicláveis, outros incentivam trabalhos manuais como costura/confecção de máscaras, tapetes em crochê; realizam atividades para marcar datas importantes como de combate à violência infantil, aos idosos e à violência doméstica; e assim, todos estão dando um show nessa pandemia ao conseguir manter o atendimento de forma muito elaborada e criativa junto aos seus públicos, sendo inclusive referência para muitos outros profissionais o que nos alegra imensamente”, registra o prefeito.

Em Varginha existem 5 equipamentos:

CRAS I - Sion

CRAS II - Centro