15 JAN 2010
VARGINHA CRESCE EM PONTUAÇÃO DO ICMS CULTURAL

Edifício sede da Fundação Cultural do Município de Varginha

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) apresentou os resultados finais de pontuação dos municípios mineiros. Varginha cresceu 2,10 pontos. Com o aumento da pontuação, a cidade passa a receber maior investimento originado da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado.

O município alcançou a pontuação de 8,40 para o exercício de 2010. O resultado positivo demonstra o compromisso da administração municipal com a promoção e o desenvolvimento de Varginha na área cultural.

Para nós varginhense é orgulho e prioridade elevar os conceitos do município na área cultural e fazemos isso com o empenho de toda uma equipe formada pelos servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fundação Cultural, Copac e Codepac” comemora o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. “E pautados na Cultura é que vamos investir mais nos artistas de nossa terra” afirma o prefeito.

Dirigir investimentos públicos para a cultura é fundamental para a qualidade de vida da população, além da geração de emprego e renda, turismo cultural e desenvolvimento educacional” comentou Raquel Nogueira e Silva, membro do Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha (Copac) ao falar sobre a nova pontuação conquistada por Varginha.

As ações culturais, como a revitalização de espaços históricos como a Estação Ferroviária, a Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo) e outros, são decisivas para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Indice de Desenvolvimento Educacional (IDE) e outros índices que são parâmetros para “medir” a qualidade de vida da população. Varginha, a princesa, já é rainha, hoje, como Capital Regional na “Hierarquia Urbana”, e acolhe sua população e visitantes com competência, qualidade e enormes perspectivas de crescer ainda muito mais em sustentabilidade, oportunidade e qualidade de vida” destaca Raquel Nogueira e Silva.

É desta forma, responsável, comprometida com a vida de nossa população, resgatando cotidianamente a nossa história, cuidando e preservando os bens culturais e fomentando cultura, que seremos sujeitos, donos de nossa história” declara Raquel. E ainda acrescenta “este resultado é fruto de muito trabalho e vontade política de fazer sempre o melhor para toda a população varginhense”.