15 JAN 2010
CENTRO DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL BOM PASTOR INICIA TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA COM ACELERADOR LINEAR

Com novo equipamento hospital amplia número de atendimentos na radioterapia

Foto: Vanderley Júnior

Os pacientes da radioterapia atendidos pelo Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor (HBP) em Varginha, desde quarta-feira (06), realizam o tratamento através acelerador linear. O HBP investiu cerca de US$ 500 mil dólares na compra do equipamento.

O médico e responsável técnico da radioterapia do Centro Oncológico do HBP Victor Emmanuel Evangelista da Silva informou que com o início dos tratamentos com o uso do acelerador linear os pacientes passam a ter mais conforto durante o procedimento radioterápico. “Para garantir qualidade e eficiência em nossos atendimentos, estamos fazendo uma readequação e planejamento para realizar as aplicações” destaca o médico ao comentar sobre a ampliação de atendimento que deverá ser gerada com o novo equipamento.

Com a autorização concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para o início da operacionalização do novo equipamento, o HBP, referência em atendimento oncológico na região sul de Minas Gerais, passa a inicialmente atender cerca de 120 pacientes por dia. Anteriormente, a fonte de cobalto possibilitava a realização de atendimento diário de aproximadamente 90 pessoas.

Desde de dezembro do ano passado, os pacientes passaram a ser atendidos nas novas instalações reformadas e readequadas do Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor. “Buscamos oferecer aos nossos pacientes um atendimento humanizado, e a nova infra-estrutura criada nos possibilita isso mesmo sendo em um ambiente hospitalar” ressalta o diretor geral do HBP Aniel Pereira Braga.

As verbas para a compra do acelerador linear e execução das obras para instalação do equipamento, readequação e reforma do Centro de Oncologia foram de recursos próprios da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV), Prefeitura e do Estado por meio do Prohosp. Foram investidos um total de aproximadamente R$ 3 milhões.