19 JAN 2010
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BUSCA INSTALAÇÃO DE UNIDADE DA CEASA/MINAS EM VARGINHA

Ao centro o prefeito em exercício Marcos Paiva Foresti, à sua esquerda o secretário municipal do Café e Agricultura Alberto Mário Lúcio, já à direita a diretora técnico-operacional do Ceasa/Minas Ana Paschoal dos Anjos, o assessor Leonardo Purri Miranda e o chefe do Departamento Técnico-Operacional do Ceasa/Minas Wilson Guide.

Estudos técnicos terão início a partir da segunda quinzena de fevereiro
A implantação de um entreposto das Centrais de Abastecimento (Ceasa/Minas) em Varginha, é objetivo da administração municipal. A cidade que se destaca pelo café, quer investir no incentivo de produtores agrícolas locais e, por isso, busca estruturação para viabilizar o escoamento da produção gerada pela cidade e região.
Com importante pauta, o prefeito em exercício Marcos Paiva Foresti, juntamente com o secretário municipal do Café e Agricultura Alberto Mário Lúcio, reuniu-se na última quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, com a diretora técnico-operacional das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa/Minas) Ana Paschoal dos Anjos na sala vip da Prefeitura de Varginha.
“Varginha está entre as dez cidades de maior poder econômico do Estado de Minas Gerais e possui localização geográfica privilegiada” afirma o prefeito em exercício ao ressaltar as características do município que pesam para a conquista de um entreposto local.
Em março de 2009, o governo formalizou o compromisso entre a administração municipal e a Ceasa/Minas com a assinatura do Termo de Compromisso de Cooperação Técnica. No encontro da última semana, a diretora técnico-operacional da Ceasa/Minas informou a Marcos Paiva Foresti que será realizado estudos e pesquisas para a construção do entreposto em Varginha. A análise de viabilidade deverá ter início a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2010.
O prefeito em exercício adiantou a Ana Paschoal que a área onde é prevista a execução da obra será no condomínio industrial Cláudio Galvão Nogueira. Através do levantamento feito pela secretaria municipal de Planejamento Urbano, o local escolhido possui características logísticas importantes para o funcionamento do entreposto.
“É nosso dever investir em novas políticas e projetos que valorizem o homem do campo, a diversificação agrícola e a economia local” comenta Marcos Paiva Foresti após receber a informação do início dos trabalhos que serão realizados pela equipe técnica da Ceasa/Minas.
Para a diretora técnico-operacional da Ceasa/Minas “além da localização geográfica e logística, Varginha possui juntamente com alguns municípios uma importante densidade demográfica, é a cidade da mesorregião sul e sudoeste com maior PIB per capita, o que tornar forte candidata a sede de uma unidade da Ceasa/Minas”.
Segundo a Ceasa/Minas, dos seis municípios mineiros que possuem entreposto, Varginha é a que possui maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor do PIB per capita do município é R$ 25.089,00 mil.