08 FEV 2010
SEMUS LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A AIDS

A campanha acontecerá na semana que antecede o carnaval 2010

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha (SEMUS), lança no dia 08 de fevereiro de 2010, a “Campanha de Prevenção á AIDS” que acontecerá até o dia 12 de fevereiro.

No município será mantido o mesmo tema do dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de Dezembro de 2009) que é: Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não.

Nesta Campanha o município, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde da Família, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), SESMT, Grupo Gay de Varginha (GGV), hospitais e empresas privadas; realizarão várias ações enfatizando a prevenção e preconceito.

Equipes da área de saúde, universitários e profissionais de vários segmentos farão orientações, esclarecimentos de dúvidas, distribuição de panfletos e preservativos.

As ações desenvolvidas pelas equipes terão como principal objetivo esclarecer quanto ao preconceito que, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, ainda é muito forte na nossa sociedade, apesar das pessoas possuírem informações sobre as formas corretas de prevenção do HIV/AIDS.

Programação: A programação da Campanha de Prevenção à AIDS em Varginha contará com palestras, mobilizações e orientações sobre a importância da prevenção. Durante a semana, vários grupos, distribuídos em vários pontos da cidade desenvolverão as ações da campanha. Nos grupos estão profissionais da área de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha e também integrantes do Grupo Gay de Varginha (GGV). Alguns dos locais visitados pelos profissionais serão o Restaurante Popular, PSFs dos bairros Fátima, Corcetti, Imaculada, o Centro Universitário do Sul de Minas, o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Varginha (SESMT) e hospitais da cidade. Serão utilizados como material de apoio faixas, panfletos, preservativos e cartazes.

REALIZAÇÃO DO EXAME EM VARGINHA PARA DETECÇÃO DO VÍRUS HIV

Para detectar o HIV, é necessário fazer um teste de sangue em laboratório. Hoje ele pode ser realizado na Rede Pública e Laboratórios particulares. Na Policlínica Central as ações são desenvolvidas nos moldes de um Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA que conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico e auxiliar de enfermagem que acompanham a pessoa antes e depois do exame. Tudo é feito de maneira sigilosa e gratuita. O exame é feito por meio da coleta simples de sangue, com material descartável, e não é preciso estar em jejum e qualquer pessoa pode realizar o teste bastando para isso, procurar uma Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro e solicitar o pedido conforme relacionado abaixo:

• Policlínica Central

• Em todas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros (Postos de Saúde)

• Nos Postos de Saúde da Zona Rural

• Unidades de Saúde do Programa Saúde da Família

• Em consultórios e laboratórios particulares

ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Saúde: Setor de Vigilância Epidemiológica

Endereço: Av.: Major Venâncio, 100 Centro. Fone: 3690 2215/2614

Gerência Regional de Saúde – GRS

Endereço: Rua Silvanópolis, Jardim Andere. Fone: 3221 3033