Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Fórum que vai abordar o lixo em Varginha terá apresentações

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

Fórum que vai abordar o lixo em Varginha terá apresentações da coleta, aterro sanitário e case de sucesso

 

 

A Prefeitura de Varginha realiza nessa quinta-feira, dia 12, o Fórum de Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA - que convidou o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – Codema - para somar nessa iniciativa.

 

O objetivo é mostrar para a população como é a questão do lixo hoje na cidade, a logística da coleta do lixo comum e do reciclável, os estudos e o futuro. “A maioria da população não sabe como é o dia-a-dia da coleta, como é a estrutura que a Prefeitura oferece e coloca à disposição dos moradores, comerciantes, industriários e empresários”, explica Joadylson Barra Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele afirma que a pretensão é fazer com que Varginha melhore na coleta do lixo comum e avance na coleta seletiva.

 

Fórum: 3 etapas:

 

1ª) Apresentação da coleta – como é realizada, as dificuldades, os sucessos; será mostrada a quantidade de lixo depositado clandestinamente;

 

2ª) Apresentação do aterro sanitário - a Copasa vai explicar como é o funcionamento do aterro sanitário; como o lixo é tratado; capacidade; geração do lixo coletado;

 

3ª) Case de sucesso de Piracicaba (SP) – a cidade paulista é considerada a número 1 em termo de saneamento básico incluindo a destinação correta de todos os resíduos.

 

O secretário da SEMEA foi até Piracicaba para conhecer de perto a logística que faz com que o índice de reciclagem chegue a 70%, ou seja, são enterrados 30%. A área utilizada é de 56 hectares para concentrar todo o lixo, inclusive o hospitalar, tendo a destinação correta para todos os resíduos. “Varginha hoje tem um índice de 15% de reciclagem e está caminhando para 20%. O ideal seria enterrar só 5% do lixo produzido pela população e reciclar 95%. Estamos conhecendo experiências vitoriosas para também alcançarmos esses objetivos e para isso precisamos da parceria com a população que tem papel importantíssimo, na quantidade do lixo gerado e na colaboração na separação do que pode ou não ser reciclado”, enfatiza Joadylson. Ele ainda lembra que “as pessoas são acostumadas a transferir para a Prefeitura toda a responsabilidade, mas a responsabilidade é de todos nós, somos todos fiscais do meio ambiente”, completa.

 

Ao final do Fórum, serão prestados esclarecimentos a todos os interessados. “Esse evento é de suma importância para todos, principalmente formadores de opinião como professores e líderes de comunidade para que se tornem agentes multiplicadores das informações que serão tratadas dentro do Fórum”, adianta o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo.

Não é necessária inscrição prévia. Será emitido certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas diretamente na SEMEA pelos telefones (35) 3690-2311 ou 3690-2529.

 

Fórum de Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva:

Quinta-feira, dia 12

8h30 às 12h

Castelinho – FACECA - capacidade para 400 pessoas

forum coleta