Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Zoológico de Varginha recebe visita da AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

 

O Zoológico de Varginha recebeu nesta quarta-feira, 29, a visita de integrantes da AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em atenção a uma solicitação da Prefeitura de de Varginha com o intuito exclusivo de proporcionar maior Bem-Estar aos animais. A equipe foi recebida pelo Secretário de Turismo de Varginha, Barry Charles, juntamente com o veterinário Marcos Mina, a bióloga Jaara Cardoso, a artista plástica Cristina Marchiori, o coordenador do Zoo, Newton Geraldo e a assessora da Setec, Neide Morais.

 

A AZAB atua em todo o país para assessorar Zoológicos no sentido de orientação, para que os Parques Zoobotânicos atuem de maneira adequada no cuidado com os animais que não possuem mais condições de vida na natureza.

 

 

Sempre bom ressaltar, que a maioria dos animais permanentes no Zoo de Varginha foram vítimas de maus-tratos, tráfico, aprisionamentos e atropelamentos e não tem mais condições de vida na natureza, considerando -se que perderam ou não possuem o instinto de caça e coletividade”, explicou o secretário de Turismo Barry Charles.

 

 

Ele conta que alguns animais tem origem circense, como o Leão e Tigre, nunca viveram na natureza. A Onça Pintada Janaina foi criada no quintal de uma casa em Manaus, em condições precárias até ser apreendida e trazida para Varginha. A fêmea Lobo Guará com nome Bolacha, foi atropelada na rodovia, teve uma pata amputada e sobreviveu no zoo de Varginha. A civilização está invadindo o espaço dos animais, algumas espécies são sacrificadas pelo progresso e pela humanidade.

 

 

De acordo com os técnicos, o Parque Zoobotânico pratica constantemente assistência e cuidados com animais que ali chegam. De acordo com Barry Charles, é importantíssimo um trabalho de Educação Ambiental com a nova geração, para que, em um futuro próximo, o número de animais destinados aos Zoos diminua acentuadamente.

 

 

O Zoológico de Varginha realiza este trabalho através da Bióloga Jaara Cardoso com excursões, escolas e visitas acompanhadas.

Participaram da consultoria:

Claudia Igayara – Presidente da AZAB

Claudio Mass - Vice presidente,

Gladstone Corrêa de Araújo- Diretor financeiro,

Dave Morgan - Wild Welfare Wordwide.

 

azab zoo

 

azab zooa